Maringá e Londrina têm abertura de Fiscalização

A Câmara de Fiscalização do CRCPR encerrou o mês de fevereiro com eventos de abertura de fiscalização na região Norte do estado, nas cidades de Maringá e Londrina. A primeira sediou o evento na quarta-feira, 24 de fevereiro, às 15 horas, no auditório do CRCPR local. Os cerca de 120 profissionais presentes puderam trocar ideias e esclarecer dúvidas sobre o processo de fiscalização do CRCPR junto ao vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina Joao Gelásio Weber, ao conselheiro Claudemir Aparecido Matiusso, ao delegado do CRCPR, Glicerio Rampazzo e ao gerente de Fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (SINCONTABIL), Joel Azevedo de Oliveira, também esteve presente.

Em Londrina, com público recorde de 220 profissionais, Weber também conduziu os trabalhos do dia 25/2, a partir das 9 horas, no auditório local do CRCPR. Para isso, contou com o suporte do conselheiro Paulo Kazuo Yamamoto, do macrodelegado do CRCPR, Moinzes Aparecido Alves Ribeiro, do delegado do CRCPR, João Marcelino de Oliveira e do gerente de Fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto.

Sobre a fiscalização

A fiscalização eletrônica, cuja implantação começou no Paraná em 2012, fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011, segue o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas, e ainda, o perfil dos executores de serviços.

"A cada abertura de fiscalização que realizamos, cresce o interesse dos contabilistas e temos observado a presença de um número cada vez maior de participantes. Creio que isto se deve ao fato de o evento ser uma excelente oportunidade para estreitarmos o relacionamento da Câmara de Ética e Disciplina e da Gerência de Fiscalização com os profissionais locais, melhorando a comunicação com o CRCPR", disse Weber.

Agilidade, eficiência e custos menores

Ao dispensar a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e reduz custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.