Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Maria Clara Bugarim assume a presidência da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Natural de União dos Palmares ? AL, Maria Clara fez história nas Ciências Contábeis do país, tornando-se a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, a Fundação Brasileira de Contabilidade e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão maior da Classe Contábil brasileira, e agora a ocupar a Presidência da Academia Brasileira de Ciências Contábeis - ABCC. Além de elevar a representatividade feminina da categoria, ela tem ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, pois é graduada em Administração de Empresas e Direito, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sua gestão no CFC (2006/2007 ? 2008/2009) foi marcada pelo acompanhamento sistemático dos novos rumos da Educação Superior no Brasil, em especial na área de Ciências Contábeis; na participação do projeto de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS); na disseminação de projetos de Responsabilidade Socioambiental; na promoção do Programa de Educação Continuada e na realização de projetos, congressos e seminários a fim de abrir discussões que envolvam e fortaleçam a profissão.

Segundo Antoninho Marmo, que passa o cargo após cinco anos, o nome de Maria Clara Bugarim foi aceito por unanimidade pelos 80 acadêmicos da ABCC.

Maria Clara foi eleita no dia 19 de novembro de 2009, durante o X Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino ? Prolatino, em Uberlândia ? MG. No seu plano de gestão como presidente da ABCC para o período de 2009-2013, a meta principal é o fortalecimento das Ciências Contábeis no país, agregando grandes especialistas do tema para a realização de discussões que estimulem os conhecimentos técnicos e científicos da profissão.

A Academia:

A Academia Brasileira de Ciências Contábeis, sediada em Brasília (DF), órgão representativo da alta intelectualidade contábil nacional, é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e promover as atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo do conhecimento tecnológico, científico e filosófico da Contabilidade. Criada em 1950, durante o V Congresso Brasileiro de Contabilidade, foi formalmente constituída em 18 de Novembro de 1980 em Curitiba ? PR. Seu presidente fundador, foi o ilustre contador Ivo Malhães de Oliveira. Em decorrência do seu falecimento, em 1997, foi organizada uma Assembléia Geral, onde ficou decidida, por unanimidade, a eleição do Professor Antônio Lopes de Sá como o novo Presidente da ABCC. Lopes de Sá encerrou sua contribuição para se dedicar a seus estudos e teses contábeis em 2004, quando o contador, empresário e consultor de empresas Antoninho Marmo Trevisan assumiu a Presidência da Academia. A cerimônia de posse será realizada na sede do CFC, em Brasília (DF), no dia 11 de março, durante o V Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis.