O próximo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) será eleito pelos conselheiros em reunião plenária no dia 7 de janeiro. Antes disto, em 31 de dezembro, Marcos Rigoni deixa a liderança do CRCPR, do qual foi presidente na gestão de 2016 a 2019, deixando um legado para a classe contábil paranaense.
Rigoni que vem trabalhando para a classe contábil há mais de 20 anos, em posições também de vice-presidência e contínuo apoio aos projetos do CRCPR, em 2019, abrilhantou sua trajetória com as contribuições feitas à Junta Comercial do Paraná (Jucepar), na qual é também presidente.
À frente da Jucepar, desde janeiro, Rigoni almejava tornar a entidade parananense a mais eficiente e moderna em registro empresarial do país. "Logo depois de tomar posse, comecei a receber a visita de inúmeros profissionais da contabilidade, que vinham trazer seu apoio ao fato de um contador como eles ter sido nomeado para realizar essa tarefa, mas vinham também expor suas dificuldades e cobrar ações efetivas", conta. "Eu, que estava habituado a ir à Junta Comercial cobrar efetividade, estava do outro lado do balcão", relembra.
Quando assumiu, em janeiro, a Jucepar apresentava o pior desempenho no processo de abertura de empresas do ranking das 27 juntas comerciais do país. Ao longo do ano, a posição da Jucepar subiu rapidamente e, desde 31 de outubro a autarquia figura entre as três mais eficientes do país, ao lado do Rio de Janeiro e São Paulo, com 66% dos processos de emissão de CNPJ concluídos em até três dias. "Na verdade, a maioria já ocorre em menos de um dia, alguns em menos de 2 horas", comemora Rigoni.
Fiscalização
Em sua gestão no CRPCR, o presidente aproximou os contabilistas do Conselho, implantando a fiscalização eletrônica em 100% dos procedimentos fiscalizatórios, trazendo novidades para o Manual de Fiscalização, desenvolvendo o projeto de fiscalização das 100 maiores empresas do Paraná e dando continuidade ao Projeto Primeiros Passos (que visita e instruí novos escritórios registrados). No mesmo período, também foram firmados convênios e parcerias para troca de informações, com a Jucepar e diversas prefeituras do estado.
Desenvolvimento Profissional
Milhares de participantes estiveram presentes nos fóruns, seminários, palestras e cursos oferecidos pelo CRCPR e seus parceiros. Além disto, o CRCPR investiu em parcerias com Instituições de Ensino Superior, que passaram a oferecer cursos de graduação, pós graduação e extensão com descontos para os profissionais com CRCPR ativo e regular.
Com o objetivo de apoiar a necessidade de atualização dos contabilistas que não conseguem comparecer aos cursos presenciais, o CRCPR passou a disponibilizar seus cursos e palestras em vídeos online no CRCPlay (para acessar, clique aqui). O presidente também firmou termo de cooperação técnica com o CRCSP para a utilização de plataforma de educação à distância gratuita para os profissionais paranaenses. Nesta ferramenta, o profissional pode realizar cursos, que pontuam no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para realizar os cursos, clique aqui.
Também pensando em incentivar os jovens estudantes de Ciências Contábeis, em 2019, o Concurso Conhecimento Nota 10 do CRCPR premiou os três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de alunos de Instituições de Ensino Superior do Paraná.
Gestão e Estrutura
Com foco na excelência no atendimento à classe contábil e sociedade em geral, Rigoni investiu no aprimoramento da estrutura, patrimônio e gestão. Além da ampliação do estacionamento da sede, que supriu a necessidade de profissionais que vêm ao CRCPR em busca de atendimento ou para a realização de cursos, também realizou a modernização de parque de informática, principalmente dos servidores, trazendo agilidade e segurança para os processos e dados.
Nos últimos anos, o CRCPR aperfeiçoou a estrutura de Escritórios Regionais e Delegacias, revitalizando as sedes de Cascavel e Curitiba, bem como treinou e nomeou mais de 20 novos delegados regionais. Aprimorando a transparência e a administração, foram criadas as áreas de Compras, Licitações e Contratos (2017) e de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade (2019). Da mesma forma surgiram novas comissões para aprofundar assuntos como: Licitações, Avaliação de Conduta Interna, Governança, Sustentabilidade e Desenvolvimento de Novo Regulamento de Delegacias.
Nesta gestão, também foi implantado o formato de Relato Integrado para a prestação de contas, desenvolvida a Carta de Serviços ao Cidadão e o Plano de Logística Sustentável.