Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Marcos Rigoni é empossado presidente do CRCPR

Na noite de 18 de março, aconteceu a solenidade de posse do novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni. Foi no auditório da entidade, em Curitiba, e contou com a presença de diversas autoridades, lideranças da classe contábil e empresarial, representantes do Conselho Federal de Contabilidade, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Fundação Brasileira da Contabilidade, de ex-presidentes do CRCPR e de conselhos regionais de diversos estados e de outras profissões regulamentadas.









imagem
A solenidade de posse do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, e do grupo de conselheiros que compuseram a chapa eleita para a renovação de 1/3 do plenário do CRCPR aconteceu na noite de 18 de março, com o auditório da entidade lotado.












imagem
Composição da mesa, a partir da direita: Vereador Helio Wirbiski, Márcia Fruet, secretária de Ação Social de Curitiba, representando o prefeito Gustavo Fruet, Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon, Zulmir Breda, vice-presidente técnico do CFC, representando o presidente José Martonio Alves Coelho, Lucelia Lecheta, ex-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, atual presidente da casa, Nelson Zafra, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e ex-presidente do CRCPR, Antonio Carlos Doro, vice-presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e ex-presidente do CRCPR, representando o presidente da (FBC), Juarez Domingues Carneiro, Luiz Carlos de Souza, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), representando a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, Ardisson Akel, presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edair Ribeiro da Silva, delegado adjunto da Receita Federal do Brasil e Curitiba e Denise Maria de Oliveira, presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont).






Após a execução do Hino Nacional, o vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Breda, procedeu a entrega do termo de posse ao presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, e este, por sua vez, oficializou a posse dos conselheiros efetivos e suplentes que com ele foram eleitos para compor 1/3 do plenário da casa na gestão 2016/2017.









imagem
Marcos Rigoni milita há mais de 20 anos no CRCPR, tendo ocupado várias vice-presidências e trabalhado ao lado de diversos presidentes, especialmente de Lucelia Lecheta, ao lado de quem travou muitas batalhas pela valorização da classe contábil durante seus dois mandatos tendo participado da criação e implantação dos principais programas desenvolvidos pelo CRCPR ao longo dos últimos anos. Paranaense de Porto Amazonas, Rigoni é bacharel em Ciências Contábeis pela FAE e pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Auditoria pelo CDE-FAE. Entre as principais atividades profissionais, foi supervisor contábil da Petróleo Ipiranga, consultor tributário e instrutor de cursos das empresas Mapa Fiscal e IOB, participando do grupo responsável pelo lançamento das mesas-redondas que por muito tempo levaram informações técnicas aos profissionais de todo o Paraná. Foi também instrutor de cursos do SENAC, nas áreas contábil e tributária, e juiz classista. Há mais de 20 anos participa das entidades contábeis, tendo sido diretor do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e do Sescap-PR.












imagem
Conselheiros Efetivos:
Alberto Barbosa (Campo Mourão), Carlos Thadeu Fedalto (Campo Largo), Claudemir Aparecido Matiusso (Maringá), Elizangela de Paula Kuhn (Foz do Iguaçu), Marcos Sebastião Rigoni de Mello (Curitiba), Narciso Doro Jr. (Curitiba), Nilva Amália Passeto (Curitiba), Sandro Di Carlo Teixeira (União da Vitória) e Carlos Roberto de Oliveira (Pato Branco).

Suplentes:
Jean Corradini (Umuarama), Jessica Harumi Dallagrana de Oliveira (Curitiba), Ademir Kopeginski (Toledo), Hylcinéia Deisy da Silva Liboni (Apucarana), Antônio de Oliveira (Curitiba), Julio Ricardo Morona (Curitiba), Everson Luiz Breda Carlin (Curitiba), Sebastião Valdeci Galvão (Guarapuava) e Paulino José de Oliveira (Londrina).






A primeira pessoa a discursar durante a solenidade foi Lucelia Lecheta que, bastante emocionada, enumerou fatos e conquistas, como ela disse, que a fizeram sorrir durante os quatro anos em que presidiu a entidade. O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, homenageou Lucelia, agradecendo por sua parceria em tantos momentos de luta vivenciados pelas entidades contábeis durante seus dois mandatos, e exortou Rigoni a continuar incentivando essa tão frutífera parceria com as entidades contábeis e empresariais.





imagem
A ex-presidente Lucelia Lecheta recebe homenagem do presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke.





imagem
Márcia Fruet desejou a Rigoni entusiasmo atravessar as turbulências da política e da economia e para intensificar a produtiva parceria com a prefeitura de Curitiba em projetos na área social.



A seguir discursou Márcia Fruet, presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e primeira dama do município, que na ocasião representou também o prefeito Gustavo Fruet. Márcia destacou a importância do trabalho de Lucelia à frente do CRCPR, que resultou em um aumento da destinação de imposto de renda para programas assistenciais do município de Curitiba, lembrando que em 2012, o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) recebeu cerca de R$ 250 mil em doações. Já em 2014, o volume de recursos chegou a R$ 10 milhões, em boa parte graças ao apoio dos contabilistas, causa abraçada por Lucelia. A Rigoni, Márcia desejou muito entusiasmo para conduzir seu mandato pelas turbulências pelas quais o país vem passando, e reafirmou a intenção de intensificar cada vez mais a parceria com a classe contábil, que vem possibilitando a captação de recursos valiosos para os programas sociais do município.





imagem
O vereador Hélio Wirbiski cumprimentou o novo presidente do CRCPR, manifestando seu orgulho por representar a classe contábil na Câmara Municipal de Curitiba.





imagem
O presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, lembrou a intensa militância do Rigoni em prol da classe contábil.



Márcia foi sucedida pelo vereador Hélio Wirbiski, que manifestou seu orgulho por representar os contabilistas na Câmara Municipal de Curitiba, agradeceu a Lucelia pela frutífera parceria e manifestou a Rigoni seus votos de que esse vínculo cada vez mais se intensifique. O próximo a falar foi Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, que também fez seus agradecimentos a Lucelia e conclamou Rigoni a intensificar ainda mais o relacionamento do CRCPR com as entidades da classe contábil.





imagem
Mário Elmir Berti, presidente da Fenacon, dedicou a Rigoni palavras de incentivo para superar os desafios que enfrentará durante seu mantado.





imagem
Zulmir Breda falou em nome do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, enaltecendo as conquistas do CRCPR e incentivando Rigoni a seguir pela trilha do sucesso.



O representante da Fenacon, Mario Elmir Berti, disse a Rigoni que não importam quais as lutas que ele enfrentará, porque ele estará preparado para enfrentá-las. A seguir falou o vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Breda, que representou o presidente da entidade. Ele destacou o fortalecimento do CRCPR ao longo dos últimos anos, que possibilitou torná-lo um dos cinco maiores conselhos de contabilidade do país. A seguir, ele realizou a diplomação de Rigoni.










imagem






Em seu discurso, Rigoni afirmou que o grave quadro de corrupção, no país, se reflete em nós, não só como cidadãos, mas também como profissionais." Manifestou também sua indignação com o fato de que a maior parte do trabalho profissional contábil ser consumida para atender às obrigações impostas pelo governo, ao invés de dedicar-se ao cliente, que efetivamente pagou pela sua prestação de serviços.

Encerrou com uma mensagem de otimismo, afirmando que "não cabe reclamar que o solo é árido, que o sol queima, que a chuva é pouca...nossa missão é semear. É isso que vamos fazer."

Também estiveram presentes à solenidade os ex-presidentes do CRCPR Maurício Fernando Cunha Smijtink e Edilton José da Rocha; o vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon; o presidente do Sicontiba e diretor operacional do CRCPR, Hugo Catossi; o secretário geral adjunto da OAB-PR, Alexandre Quadros, representando o presidente da entidade, José Augusto Araújo de Noronha; o juiz da 2ª Vara Federal de Curitiba, Cláudio Roberto da Silva; Marcos Vinicius Bura, representando a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o assistente técnico e supervisor do programa do Imposto de Renda da RFB, Luiz Omar Setúbal Gabardo; o diretor de Administração e Finanças do Conselho Regional de Administração do Paraná, Antonio Romão Montes; a presidente do Sescap-Campos Gerais, Rita de Cássia Dias Gomes; a contadora Roseli Santini, representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, Joel Kriger; o contador Pierre Albert Bonnevielle, representando o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Jefefrson Dantas; Armando Lira, presidente da Microtiba; além de presidentes de diversos sindicatos contábeis, delegados e macrodelegados do CRCPR de todo o estado.