Marcos Rigoni destaca a profissão contábil no Dia do Contador

Em homenagem ao Dia do Contador, a TV Transamérica de Curitiba convidou o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, para participar do programa Toda Tarde, que vai ao ar no canal 59 UHF, ao vivo, às 17 horas. A entrevista durou cerca de 13 minutos. Mello iniciou a entrevista parabenizando os colegas de profissão pelo seu dia e destacando que a profissão contábil é tão importante que nenhuma empresa no Brasil sobrevive sem o suporte da contabilidade.

Perguntado sobre os benefícios e desafios impostos pelas mudanças tecnológicas, reconheceu que a tecnologia “traz importantes ferramentas para facilitar o dia a dia da profissão”, mas lembrou que nada substitui o conhecimento do profissional.

Sobre a conjuntura do país, fez críticas ao excesso de burocracia, que dificulta a vida dos contadores e das empresas, minando a competitividade do setor produtivo e dando margem à proliferação da corrupção, devido à falta de transparência. Comentou ainda que falta no empresariado brasileiro a cultura de ter o contador como consultor na tomada de decisões, fazendo comparações com os Estados Unidos, onde os empresários costumam ter sempre um contador ao seu lado ao planejar suas estratégias futuras, assegurando que tudo seja feito de acordo com as leis, enquanto aqui o contador muitas vezes só é chamado depois, para registrar o que já foi feito.

Comentou ainda a excessiva complexidade do sistema de arrecadação de impostos e a elevada carga tributária, fatores que, aliados ao excesso de burocracia, atrapalham imensamente o desenvolvimento das empresas, da economia e da sociedade.

Finalizou dirigindo-se aos jovens que estão dando seus primeiros passos na profissão: “quem escolhe a profissão contábil jamais ficará sem trabalho porque, para o bom profissional, não falta mercado e não falta cliente”.

Para ver a entrevista na íntegra, clique no vídeo abaixo, referente à edição completa do programa que foi ao ar no dia 22 de setembro. A entrevista começa por volta de 7’50”.