Márcia Fruet fala de conquistas e desafios na abertura do 2º Fórum Paranaense do Terceiro Setor

Aconteceu na manhã de terça-feira (15/09), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em Curitiba, a abertura do Terceiro Fórum Paranaense do 3º setor, evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com o apoio da Receita Federal e da Receita Estadual do Paraná. Repetindo o sucesso da primeira edição (setembro de 2015), cerca de 300 pessoas compareceram para acompanhar o início dos trabalhos.

O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo, saudou os participantes informando que o Fórum do Terceiro Setor já se consolidou como um dos grandes eventos do calendário anual da entidade, dado o crescente interesse da classe contábil que atua nesse segmento e da relevância que esse tipo de organização vem conquistando na sociedade brasileira, complementando e, frequentemente, substituindo a atuação do Estado em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, empreendedorismo, etc. Gerson lembrou aos participantes que o evento soma 12 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada.

O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo informou que a participação no evento soma 12 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada.

O vice-presidente de Administração e Finanças Marcos Mello lembrou o importante papel dos contabilistas na profissionalização e construção de credibilidade para as instituições sem fins lucrativos.

Representado a presidente do CRCPR Lucelia Lecheta, que viajou a Lisboa, Portugal, para participar como palestrante do V Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas, na sequência, o vice-presidente de Administração e Finanças Marcos Mello fez as honras da casa lembrando o importante papel dos contabilistas na profissionalização e construção de credibilidade para as instituições sem fins lucrativos.

Sua fala foi sucedida pelo vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro Junior, que agradeceu a todos os parceiros cujo apoio considera ter sido fundamental para viabilizar a promoção de um evento desta magnitude e importância. Ressaltou a mobilização do vereador Helio Wirbinski (PPS) - presente na plateia -, o apoio institucional da Receita Federal e da Receita Estadual do Paraná e a dedicação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, de quem partiu a iniciativa de desmembrar a programação do fórum em dois dias, para que os palestrantes possam aprofundar os temas abordados, ampliando o alcance e a relevância do conteúdo apresentado.

O vice-presidente de Relações Sociais Narciso Doro Junior agradeceu a todos os parceiros pelo apoio, fundamental para viabilizar a promoção do evento.

Maurício Gilberto Cândido, coordenado do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), falou sobre o trabalho dos contadores voluntários disseminando informações controle do orçamento familiar.

Ainda pelo CRCPR, falou o coordenado do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Maurício Gilberto Cândido, sobre o intenso trabalho dos contadores voluntários que têm percorrido o Paraná com a palestra "Educação Financeira - Orçamento Familiar", disseminando informações importantes sobre consumismo, consumo responsável e a importância de economizar e controlar o orçamento familiar.

Ao fazer uso da palavra, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, declarou que se sente em casa no CRCPR, pois a classe contábil tem se mostrado uma grande parceira na captação de recursos para os programas da entidade, a crescente arrecadação do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), que superou os 14 milhões em 2014 e, em especial, o salto na captação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cuja arrecadação, em 2010, era inferior a 280 mil reais e em 2014 superou os 10 milhões de reais, possibilitando o desenvolvimento de diversos programas de assistência à população idosa em situação de vulnerabilidade social em Curitiba.

Também falou sobre a questão do Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/14), sancionado há pouco mais de um ano, que regulamentou o uso de convênios para o estabelecimento de parcerias entre as entidades privadas sem fins lucrativos e o poder público e que deverá, a partir de 2016, fazer parte da rotina de todas as entidades civis sem fins lucrativos. “É louvável que se tenha esse marco regulatório, que deixa em pé de igualdade as entidades que se propõem a trabalhar junto com o poder público. Também será possível fazer o fomento de maneira muito transparente, mas temos que entender como vamos lidar com os serviços continuados”, disse. Ela também falou sobre as consequências da crise que o país atravessa sobre o Terceiro Setor: “Eu acredito que não tenha entidade aqui que não esteja sentindo essa crise, não só no atendimento, mas também nas doações que têm recebido. As empresas estão se voltando para dentro de si mesmas e esquecendo um pouquinho do Terceiro Setor, e precisamos fazer um trabalho muito forte para que tudo o que foi construído nesses últimos 10 anos não se perca conta de uma crise financeira, institucional”, concluiu, afirmando que a qualificação que as entidades podem obter participando de eventos como o fórum promovido pelo CRCPR é uma importante ferramenta para superar os desafios que a atual conjuntura impõe.

Gerson Luiz Borges de Macedo, diretor superintendente do CRCPR, Nilva Amalia Passeto, presidente da Comissão Paranaense da Mulher Contabilista, Narciso Doro Junior, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Márcia Fruet, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcos Mello, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, vereador Hélio Wirbinski (PPS) e Hugo Catossi, vice-presidente operacional do CRCPR.