Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Mais do que uma atividade de controle, a fiscalização dos Conselhos de Contabilidade promove a qualidade e a credibilidade da contabilidade, fortalecendo a confiança entre profissionais, empresas e cidadãos. E, para apoiar ainda mais os profissionais contábeis, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) lançou o Manual Prático do Fiscalizado — uma ferramenta em vídeo, moderna, interativa e cheia de conteúdo. Ao longo do material, encontra-se um verdadeiro guia para profissionais e organizações contábeis, com diretrizes claras, normas atualizadas e melhores práticas. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem, o gerente, Fabrizio Guimarães, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, esclarecem no vídeo as mais recorrentes dúvidas sobre a rotina dos profissionais contábeis e tratam de assuntos do dia a dia.  

É possível assistir ao vídeo completo ou ainda escolher um tema específico — neste caso, é só clicar em “Mostrar mais” e escolher o assunto desejado.

Confira a seguir a entrevista sobre o lançamento com o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem:


Michel Melhem

CRCPR Online: O que motivou a área de Fiscalização do CRCPR a modernizar o conteúdo e trazê-lo em formato digital, em vídeo? O que o público pode esperar desse audiovisual? 

Michel Melhem (MM): É a primeira vez que lançamos um material com esse tipo de conteúdo e formato. Até agora, nossas comunicações se davam por meio de notícias e materiais escritos, disponíveis no site do CRCPR. Percebemos, porém, que muitos profissionais tinham dúvidas recorrentes sobre os mesmos temas. Por isso, decidimos reunir as questões mais frequentes do atendimento da Fiscalização e apresentá-las nesse formato de perguntas e respostas, com uma linguagem próxima e dinâmica — algo semelhante a um podcast. Nosso objetivo foi modernizar a forma de entrega do conteúdo técnico, tornando-o mais acessível, prático e agradável de consumir. Com esse novo formato, o profissional pode escolher o tema que mais lhe interessa e assistir às explicações de forma rápida e direta. 

CRCPR Online: Como o Manual pode ajudar o profissional contábil no dia a dia? 

MM: O primeiro passo foi um trabalho interno junto à nossa equipe de fiscais para mapear as dúvidas mais comuns e os temas que geram maior número de notificações. A partir desse levantamento, estruturamos o Manual Prático do Fiscalizado para responder, de forma clara, às principais questões que surgem na rotina do profissional contábil. O objetivo é reduzir infrações causadas por desconhecimento das normas e orientar quanto às boas práticas. O material também auxilia em situações delicadas, quando o profissional precisa justificar ao cliente por que determinadas ações não são permitidas — como a emissão de DECOREs (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) que não atendem à legislação, declarações sem lastro contábil ou contratações inadequadas para o setor fiscal e contábil. Em resumo, o Manual serve como um guia de consulta rápida e segura, fortalecendo a atuação técnica e ética do profissional.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de atenção ou erros mais comuns que o Manual busca esclarecer, evitando notificações e autuações desnecessárias aos profissionais e organizações contábeis? 

MM: Esse é justamente o foco principal do Manual: prevenir irregularidades antes que elas se tornem objeto de ação fiscalizatória. Abordamos as ocorrências que mais geram notificações e autos de infração, como: a falta de escrituração contábil; a elaboração de demonstrações contábeis em desacordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade; a falta de inclusão do conjunto completo das demonstrações contábeis no livro diário; a emissão de Decores sem base em documentação hábil e legal definida pela normativa específica que regulamenta a matéria; e a existência de cadastros de PJ e PF em condições irregulares, seja pela falta do registro junto ao CRCPR ou pela falta de atualização em nossa base cadastral. 

CRCPR Online: Por fim, que mensagem o senhor deixaria aos profissionais da contabilidade sobre a importância de conhecer e utilizar o Manual Prático do Fiscalizado? 

MM: Recomendamos fortemente que os profissionais assistam e acompanhem o conteúdo que preparamos, pois se trata de um material extremamente rico em informações. Embora seja um vídeo extenso, com mais de três horas de duração, tivemos o cuidado de organizá-lo em capítulos, com indicação de timestamps que facilitam a navegação pelos temas e perguntas catalogadas. Nosso objetivo foi manter um diálogo aberto, direto e claro, abordando os principais problemas e as dúvidas mais frequentes discutidas no âmbito da fiscalização do CRCPR. A proposta é que esse material funcione como um verdadeiro guia — fazendo jus ao título — para auxiliar o profissional contábil a esclarecer questões do dia a dia da profissão. 

Para acessar, basta entrar no site www.crcpr.org.br, ir até o menu “Fiscalização”, clicar em “Manual Prático do Fiscalizado” e dar o play.

Para acessar o Manual Prático do Fiscalizado , basta entrar no site www.crcpr.org.br, ir até o menu “Fiscalização”, clicar em “Manual Prático do Fiscalizado” e dar o play. Ou acesse a seguir:



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.