Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Manifestação condena a alta carga tributária no país e o baixo retorno social

Partilhar

O CRCPR apoiou a manifestação batizada com o sugestivo nome “Sossega Leão”, realizada na manhã do último sábado (13), na Rua das Flores, no centro de Curitiba, reunindo representantes da sociedade em geral, de entidades de classe, empresariais e estudantes.

Organizada pelas Faculdades Santa Cruz, a iniciativa teve a finalidade de condenar a alta carga de impostos que os brasileiros pagam sem o paralelo retorno social. “Existem países com carga tributária mais elevada do que a nossa, mas que justificam as arrecadações devolvendo a suas populações serviços de qualidade em áreas essenciais como educação, segurança, transporte público e infraestrutura”, analisa o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.









imagem






A mobilização foi marcada por uma caminhada partindo da Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, seguindo até a sede da Associação Comercial do Paraná, uma das entidades apoiadoras da iniciativa. Durante o trajeto foram distribuídos ao público panfletos e cartazes com informações sobre os impostos embutidos no preço dos produtos mais consumidos pelas famílias brasileiras, como aparelho celular (40% de impostos), material escolar (50%), gasolina (41%) e conta de água (38%).









imagem






O vice-presidente da ACP, Leonardo Sperb de Paola, destacou que há uma luta permanente por menos impostos, pela contrapartida do governo por melhores serviços públicos e, principalmente, por uma correção da tabela do Imposto de Renda, que está defasada, fazendo com que cidadãos que deveriam estar na faixa de isenção sejam obrigados a pagar impostos sobre sua renda. “Administrar impostos no Brasil hoje é muito oneroso e gera muita dúvida em virtude das frequentes alterações na legislação”, ressaltou o diretor do Sescap-PR, Euclides Locatelli, defendendo a simplificação dos tributos.









imagem






Com índice de 35,04%, o Brasil é o 14º no ranking de 30 países com carga tributária mais alta, mas salta para o 30º lugar, último, na oferta de serviços à população, revela estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), representado na manifestação por seu presidente, João Elói Olenike, conselheiro do CRCPR.

Instalado na esquina da rua XV de Novembro com a Presidente Farias, onde fica a sede da ACP, o portal www.impostometro.com.br mostra os valores arrecadados em todos os estados e municípios brasileiros, e também por período e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). No último dia 15, às 10h, por exemplo, seu visor mostrava a marca de R$ 825 bilhões 696 milhões arrecadados este ano no Brasil.

Entre os 30 países com a maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).









imagem