Mais que dedicar tempo livre, voluntário incorpora atitude no dia a dia, diz palestrante

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, no auditório do CRCPR, a palestra Férias, 13º e Programa de Voluntariado da Classe Contábil. A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro, que destacou a importância do voluntariado não apenas para aprimorar o desenvolvimento social, mas também ressaltou o bem que as ações fazem para o próprio voluntário. "Eu faço trabalhos voluntários desde os meus 16 anos e muitas vezes a gente se sente quase melhor do que as próprias pessoas que estão sendo beneficiadas", testemunhou. Ao apresentar o primeiro palestrante, o advogado Carlos Roberto da Silva, que trabalha na empresa de serviços contábeis Sage, informou que a empresa permite que cada um dos funcionários dedique cinco dias de trabalho à realização de ações voluntárias. "Um exemplo para todo o empresariado", elogiou.

Carlos Roberto da Silva, pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário na Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná – EMATRA; consultor jurídico-empresarial, trabalhista e previdenciário, instrutor e palestrante de cursos e treinamentos empresariais e consultor da Sage analisou em sua palestra as principais demandas e dúvidas dos contabilistas em relação a férias e 13º salário e os principais questionamentos dos empresários em relação ao tema.

O tema “a importância do voluntariado em várias esferas” foi abordado pela doutora em teologia com ênfase em bioética e ecologia, Geni Maria Hoss, mestra em teologia na área de aconselhamento pastoral, professora, organizadora de cursos de educação continuada nas áreas de bioética, humanização na área da saúde, aconselhamento pastoral, religião e sustentabilidade socioambiental, pastoral da saúde, planejamento pastoral e de projetos de solidariedade e voluntariado.

Ela explicou que a cor adotada por entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas, para os temas ligados ao voluntariado é o laranja, que remete a calor humano. Segundo ela, ser voluntário não é dedicar o tempo que sobra às causas sociais, mas abrir espaço na rotina, no dia a dia, para dedicar-se a fazer o bem.

Já o Programa do Voluntariado da Classe Contábil foi apresentado pelo coordenador do PVCC-PR, Francisco Savi, contador, conselheiro suplente do CRCPR, membro do Observatório Social do Brasil – Seção Curitiba, Observatório Social do Brasil – Seção Curitiba, Associação Comercial do Paraná – ACP – Comitê de Assunto Tributários.

O PVCC foi criado em 2008, visando sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações voluntárias para construção de uma sociedade mais solidária e justa, e, desde então, vem procurando exercer essa missão atuando em várias frentes. Na gestão da merenda escolar incentiva os contabilistas a participarem dos Conselhos de Alimentação Escolar dos Municípios e do Estado, com a finalidade de auxiliar na tarefa de fiscalizar as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) através de consultoria contábil.

Um projeto nacional do PVCC oferece apoio a Organizações da Sociedade Civil, em termos de transparência e prestação de contas, gestão de convênios de pastorais, melhoria da gestão de organizações assistenciais especialmente nas áreas financeira, contábil e patrimonial. Um terceiro visa sensibilizar e capacitar os contabilistas para promover campanha para incrementar as doações para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUNCRIANÇA -, junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas.

Uma das frentes de ação é a Rede Nacional de Cidadania Fiscal - programa que procura estimular os profissionais a liderar o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios.

Ação importante também é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito. Inúmeras palestras foram ministradas, nos dois últimos anos, em diferentes localidades do Paraná, por voluntários da classe, afirma Savi.

Apoio aos fundos da criança e do idoso é mais uma iniciativa que vem trazendo grandes resultados, aumentando as arrecadações dos fundos.

Mais informações sobre o PVCC e cadastro para participar.