Mais de mil contabilistas assistem palestra sobre ICMS, no CRCPR e pela internet

A palestra “A nova sistemática de antecipação de ICMS/PR (Decreto 442/2015) e as últimas alterações na legislação”, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, na tarde de ontem (29), em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet, contou mais de mil inscritos, entre participantes presenciais e online. Somente pela internet foram 680 acessos.

O tema, que de tão complexo tem tirado o sono de muitos contabilistas paranaenses, foi esmiuçado pela palestrante Leticia Maria Merlin Tullio, bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Tributário Contemporâneo, com mais de dez anos de experiência em consultoria tributária preventiva – áreas estadual, municipal e federal – ICMS, IPI, ISS, IOF, ITR, ITCMD, ITBI, e outros tributos, com ênfase nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Ao falar sobre antecipação de ICMS no Paraná, Letícia detalhou os principais aspectos do Decreto 442/2015 e suas alterações, indicando os pontos críticos a serem observados para evitar equívocos. Também abordou as alterações de cálculo de substituição tributária, obrigações eletrônicas e a questão dos créditos. Detalhou ainda os impactos do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal, que instituiu a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nos processos fisco-contábeis das empresas, entre outros aspectos da legislação tributária estadual.

“Esses temas impactam todas as empresas que comercializam bens de consumo e de produção em nosso estado, por isso tínhamos plena convicção de que a procura por inscrições para assistir a palestra pela internet seria grande”, observa Elizangela de Paula Khun, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR. “Mas superou, e muito, as nossas expectativas, ainda mais levando em conta que várias pessoas podem ter assistido à palestra juntas em diversos escritórios de contabilidade espalhados pelo interior do estado”, comemora.

Em breve a palestra estará disponível em vídeo na página Temas Contábeis em Debate, no site do CRCPR.