Mais de duas mil pessoas participam do X Cecoc

O auditório do Teatro Positivo foi aberto na noite de 27 de setembro para a solenidade de abertura do X Ciclo de Estudos Contábeis, com a presença de pelo menos 2.200 pessoas, entre inscritos e convidados. Nessas dez edições, o Cecoc se consolidou como o mais importante evento da classe contábil paranaense e em um dos maiores do país, em número de participantes. Deixou de ser um encontro apenas para estudantes, contabilizando interesse também aos profissionais e professores. Deixou de ser também um evento de Curitiba, com muitas inscrições do interior do estado.

?O Cecoc é um sucesso, fruto de parceria entre o CRCPR e as coordenadorias de cursos de Ciências Contábeis, a exemplo da Unicenp que cedeu este belo auditório, sem o que não teríamos como acolher tantos participantes?, afirma a vice-presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta. E é um sucesso porque todos percebem que a aprendizagem hoje tem de ser continuamente alimentada. O conhecimento está sendo ampliado o tempo todo. As ciências fazem novas descobertas a cada dia. Descobrimos, além disso, que não precisamos entender apenas de contabilidade mas temos que estar informados um pouco sobre tudo: de política, de ética, de meio ambiente, de comunicação, de marketing, de filosofia, etc.

?A contabilidade está vivendo um momento especial?, disse o presidente do CFC, Juarez Carneiro. O momento é de grandes transformações e elas pedem muita atenção. Todos sabem que as mudanças da contabilidade no setor privado estão ajustando as normas contábeis brasileiras àquelas praticadas nos países mais avançados. As mudanças na contabilidade pública ainda não começaram a valer, mas não são menos impactantes. Entram em campo no ano que vem, cabendo aos conselhos de contabilidade o privilégio de serem os primeiros a adotá-las, servindo de modelo para os demais órgãos: os da União terão que ajustar-se a partir de 2012 e os estados, o Distrito Federal e os municípios, de 2013.

Participaram da solenidade de abertura o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; a vice-presidente do CRPR, Lucélia Lecheta; o vice-reitor da Unicenp, José Pio Martins ; Carlos Lazzaroto, presidente em exercício da Fecopar; Mauro Kalinke, presidente do Sescap-PR; Valdir Pietrobon, presidente da FENACON; Narcíso Doro, presidente do Sicontiba; Moacir Baggio, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná; Cristina Medeiros, presidente em exercício do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista; Marcos Custódio, coordenador do curso de ciências contábeis da Universidade Positivo.

Tema e palestras

?Uma década de conquistas e avanços no estudo da Contabilidade? foi o tema do encontro com as palestras: "Contabilidade, desafios e oportunidades de uma profissão fascinante" com o Prof. Dr. José Carlos Marion - Professor da FEA/USP e do mestrado em Contabilidade na PUC-SP; coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade IMES; um dos principais autores da área contábil no Brasil; "O processo de convergência da contabilidade internacional (IFRS) no Brasil: Contexto atual e perspectivas futuras" com o Prof. Dr. Valcemiro Nossa - Diretor da Fucape Business School - Vitória (ES) e Membro do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade Internacional (ISAR/ONU); "A profissão Contábil e a Liderança Empreendedora: o desafio de fazer melhor o que já fazemos tão bem com o Prof. Marcelo Karan Guerra - Consultor Empresarial e Palestrante em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida.

A comissão organizadora do X Cecoc foi formada pelos professores Luiz Carlos de Souza ? UFPR; Marcos Aurélio Custódio - UP - Coordenação Geral; Cláudio Nogas ? SPEI; Érico Eleutério da Luz - UNIFAE e Roberto Marcos Navarro ? UNICENTRO.

Mesa de honra

Vice-presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta

Juarez, presidente do CFC

Valcemiro Nossa - Diretor da Fucape Business School - Vitória (ES) e Membro do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade Internacional (ISAR/ONU).

O diretor do CRCPR, Hugo Catossi, fez o cerimonial do ciclo