Mais de 375 mil empresas foram excluídas do Simples Nacional por débitos em 2016

Em recente balanço divulgado pela Receita Federal do Brasil (RFB), o órgão informou que durante o ano de 2016, 375.160 empresas foram excluídas do Simples Nacional por débitos, sendo 300.226 pela RFB, 34.464 pelos estados e 40.470 pelos municípios.

"Essas exclusões têm validade a partir de 01/01/2017. Portanto, caso uma dessas empresas faça pesquisa no Portal do Simples Nacional, constará como Não optante", explica o auditor da RFB e secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago.

A empresa excluída poderá fazer novo pedido de opção pelo Simples Nacional até o dia 31/01/2017. Entretanto, terá que regularizar os débitos (por meio de pagamento ou parcelamento), para que o pedido venha a ser deferido.

"Tendo em vista que, até o momento, tivemos apenas 164.816 pedidos de opção pelo Simples Nacional em Janeiro/2017, alertamos as empresas que foram excluídas – e que pretendem continuar no Simples Nacional -, que devem tomar duas medidas. A primeira, regularizar os débitos. A segunda, fazer novo pedido de opção no Portal do Simples Nacional", finaliza.