Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Mais de 2,2 mil estudantes participam do VIII Cecoc, no Teatro Positivo.



Ao reunir mais de 2.200 participantes, na sua maioria estudantes de Ciências Contábeis, a VIII edição do Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba (Cecoc) destaca-se como um dos mais importantes eventos do gênero no País. Presente à solenidade de abertura, dia 20, o vice-reitor do Unicenp, José Pio Martins, foi um dos que ficou surpreso ao ver o grande auditório do Teatro Positivo virtualmente lotado, elogiando a capacidade de organização da classe contábil.

O Cecoc é fruto de parceria entre o CRCPR, as coordenações dos cursos de Ciências Contábeis de Curitiba e Região Metropolitana e as entidades contábeis: Sescap-PR, Fecopar e Sicontiba. Desde a primeira edição tem sido uma proposta de levar aos estudantes reflexão sobre temas atuais da contabilidade e ingredientes de autoconhecimento e motivação. ?O Conselho tem várias iniciativas hoje nessa linha do reforço na formação estudantil e profissional?, enfatizou o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, acrescentando ao Cecoc o Encontro de Coordenadores e Professores, já na quarta edição; o Programa de Educação Continuada, que ministra cursos de atualização para milhares de profissionais e colaboradores em todo o estado; o Programa de Educação Profissional Continuada, direcionado a auditores; o apoio, sob a forma de subsídio, às instituições de ensino para a realização de palestras, seminários, fóruns, etc; e o Contabilizando o Sucesso.

Elogiando igualmente a evolução do evento, o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, lembrou: ?não fosse a atuação das entidades contábeis organizadas, os contabilistas não teriam o destaque que hoje têm, a contabilidade sendo considerada uma das atividades sociais mais importantes? e convidou os estudantes a conhecer as entidades da classe, no que foi seguido pelo presidente do Sicontiba, Narciso Doro. Nelson Zafra falou sobre os desafios do CFC, no campo da educação, e outros como da criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis para harmonização das normas contábeis; Melânia Carnhelutti, coordenadora geral, agradeceu a dedicação de todos que estiveram envolvidos com a organização do evento, em especial o apoio do CRCPR, da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Sescap-PR, Sicontiba, Fecopar, e o patrocínio do Unicenp, Editora Atlas, Millenium Formaturas, Exactus e Caixa Econômica Federal.

Além dos citados, participaram da mesa de abertura: o presidente das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Pesquisas e Informações do PR, Mário Berti, que brindou os presentes com uma mensagem sobre o valor das pequenas coisas ao nosso redor; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Luiz Fernando Torres Cardozo; e o superintendente da Receita da Receita Federal do Brasil, Luiz Bernardi.

A contabilidade vai falar a mesma língua

Na palestra ?Mudanças Contábeis da Lei Societária ? Lei 11.638/2007?, Hugo Rocha Braga afirmou que ?a globalização é a grande responsável pelas mudanças que estão acontecendo?. O movimento pela padronização das normas é antigo, só não ocorrendo antes por causa da resistência americana, devendo estar concluído até 2.014, quando a contabilidade deverá estar falando a mesma língua em todo o mundo. No Brasil, onde nesse primeiro momento foi adotado o padrão do IASB (International Accounting Standards Board), o processo deve terminar antes até, envolvendo um grande número de órgãos reguladores, a exemplo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Banco Central (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência de Serviços Privados (Susep) e outros. O IASB, que assumiu as responsabilidades do IASC (International Accounting Standards Committee), é a organização que publica e atualiza as normas denominadas IFRS (International Financial Reporting Standard).

Os principais aspectos da convergência, segundo Rocha Braga, têm impacto sobre a escrituração contábil, que terá de privilegiar a essência; sobre a demonstração dos fluxos de caixa e demonstrações do valor adicionado; ?a contabilidade será efetivamente e cada vez mais uma atividade que produz informações para os processos decisórios, em todos os níveis?

Magia da motivação

O casal Reginaldo e Luciani Sachwek mexeu com o jovem público, cantando e dançando sucessos de cantores nacionais, como Sidnei Magal e Roberto Carlos, fundamentando suas performances musicais com o conceito de que motivação é algo que depende intrinsecamente de cada um e é sempre um processo que conduz à ação.



O público passou de 2.200 pessoas no Teatro Positivo


Mesa de autoridades na solenidade de abertura




Presidente do CRCPR, Paulo Caetano, discursa


Prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o vice-reitor do Unicenp, José Pio Martins; o presidente do CRCPR, Paulo Caetano; o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; o presidente do Sicontiba, Narciso Doro; o conselheiro do CFC, Nelson Zafra; Melânia Carnhelutti; o presidente das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Pesquisas e Informações do PR, Mário Berti; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Luiz Fernando Torres Cardozo; o superintendente da Receita da Receita Federal do Brasil, Luiz Bernardi e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maito Filho.


Palestrante Hugo Rocha Braga


Palestra sobre motivação