Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Mais de 11.800 contabilistas já votaram na eleição do CRCPR.

Até as 15h de hoje, 5 de novembro, as eleições para renovação de dois terços dos conselheiros do CRCPR já contabilizavam mais de 11.800 votos de um universo de pouco mais de 25 mil profissionais habilitados a votar. Faltam ainda sete dias para o final do pleito, mas é recomendável não deixar para o último instante diante do risco de congestionamento da rede. As votações são feitas pela internet, bastanto acessar o endereço www.crcpr.org.br, clicar na opção Eleições CRCPR On-Line 2009, digitar o número de registro profissional, o CPF, a data de nascimento, a senha e confirmar o voto. É rápido e tranqüilo.


● QUEM VOTA
1) Todos os contabilistas portadores de registro definitivo, provisório e transferido, ativos e em situação regular, isto é, em dia quanto a débitos de qualquer natureza.
2) Aqueles que obtiverem registro, transferência para o CRCPR ou restabelecimento até 31 de outubro de 2009.
O voto é secreto, obrigatório, direto e pessoal, e será exercido pelo contabilista na jurisdição do CRC de seu registro definitivo originário, registro definitivo transferido, registro provisório ou registro provisório transferido.

● QUEM ESTÁ DISPENSADO DE VOTAR
Os contabilistas com idade igual ou superior a 70 anos até a dada da eleição. Esses, porém, se quiserem votar, podem fazê-lo.

● PROFISSIONAIS EM DÉBITO
Se você tem algum tipo de débito com o CRCPR, regularize sua situação para poder votar. Para isso, acesse www.crcpr.org.br, depois entre no link Consultar Cadastro, selecione as opções: Acesso Restrito ao Cadastro do CRCPR, Profissional, informe o número de seu CRC e a sua senha. Assim, você poderá parcelar suas dívidas e imprimir suas guias.

● PAGAMENTOS APÓS 28 DE OUTUBRO: COMO PROCEDER
1) Pagamentos no período de 29 a 12 de novembro: o contabilista deve esperar dois dias após a quitação para votar (é o prazo que leva para o pagamento ser processado).
2) Pagamentos nos dias 11 e 12 de novembro: como 12 é o último dia para votar, o contabilista deve levar o comprovante a uma unidade do CRCPR (sede, escritório regional ou delegacia) ou enviá-lo por fax, para ser liberada a sua votação.

● COMO JUSTIFICAR A NÃO-VOTAÇÃO
A partir da zero hora do dia 13 de novembro de 2009, começa o prazo de 30 dias para justificativas. O formulário estará disponível no site do CRCPR, podendo ser impresso, preenchido e encaminhado ao Conselho com documentos comprobatórios.
OBS. não terá validade a justificativa se o contabilista tiver débitos de qualquer natureza junto ao CRCPR

● MULTA POR NÃO-VOTAÇÃO
Não será aceita a justificativa por ausência da jurisdição, temporária ou permanente. Aos contabilistas que deixarem de votar, sem causa justificada, será aplicada multa de R$ 84,00, de acordo com o artigo 1º da Resolução CFC nº 1.169/09.

● SIGILO
O sistema garante sigilo absoluto do seu voto, sendo homologado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Chapa União dos Contabilistas

Sem dúvidas, estas foram as duas palavras que os presidentes do CRCPR, Paulo Caetano, e da Federação dos Contabilistas do Paraná ? Fecopar -, Divanzir Chiminacio, mais dissiparam pelos quatro cantos do estado. Foram elas também as responsáveis pela origem da chapa União dos Contabilistas, única inscrita para o pleito deste ano.
?Acredito que o contabilista paranaense entendeu o nosso recado. Vivemos um novo momento de desenvolvimento profissional, graças às mãos do CRCPR, da Fecopar, dos sindicatos de contabilistas do estado e também dos Sescaps. Sozinho não se vai tão longe?, aponta Paulo, que estará à frente do CRCPR por mais dois anos.
?Trabalhar em conjunto é importante, fundamental; e o nascimento de uma chapa de consenso é prova disso, pois mostra que os contabilistas estão alinhados com os mesmos desafios, a mesma causa, que preza somente pelo aumento da valorização da classe contábil?, opina o presidente da Fecopar.
O presidente do Sescap-PR, Mário Berti, defende a mesma ideia. ?Uma única chapa significa, em última análise, que mesmo os críticos mais ferozes, que, aliás, agem na surdina, não se motivam a ?entrar na briga?, por constatarem que vem sendo feito um bom trabalho por aqueles que dirigem a entidade?.
Para o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina ? Sincolon -, Paulino de Oliveira, a cordialidade volta a reinar sobre a classe contábil paranaense. ?Há que se reconhecer inicialmente, os esforços de nossas lideranças na Fecopar e CRCPR pela luta e preocupação com o melhor para a classe contábil. E mais, acredito que seria uma resposta extrema de união, aprovação e confiança, de toda a classe contábil paranaense, para sequência do trabalho iniciado pelo Paulo Caetano e pelo Divanzir?.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel ? Sincovel -, Rafael Lorenzo, tem um entendimento parecido. "O consenso demonstra, primeiramente, que estamos unidos e comprometidos pelo bem maior, que é a valorização da nossa classe profissional. Este resultado deve-se ao trabalho de todos, mas em especial do Paulo Caetano e do Divanzir, que conseguiram, dentro de um pensamento sempre harmônico, coordenar e acolher as indicações dos sindicatos regionais".
?A composição de chapa única é salutar quando existe trabalho conjunto em benefício de uma classe. E este ano devemos os esforços de integração ao sindicalista Paulo Caetano, que tem compromisso com os sindicatos do Paraná, de ajudá-los dentro de uma linha esclarecedora de direitos e deveres dos profissionais da contabilidade?, acrescenta o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba ? Sicontiba -, Narciso Doro.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão ? Sincocam -, Idnei Hundsdorfer, também apoia a chapa. ?A chapa única é a demonstração da união dos contabilistas; e a confiança de todos em seus dirigentes?. Até mesmo quem andava insatisfeito com a divisão da última eleição, volta a ter esperança. ?Eu sempre acreditei e continuo acreditando na união das forças, imagino que juntos poderemos nos transformar em uma classe mais forte?, roga o macrodelegado do CRCPR, Lindomar Mota dos Santos.
?Desde que se incluam pessoas competentes para assumir um compromisso de trabalhar em prol do crescimento da classe, é possível sim a formação de chapa única?, sustenta o delegado do CRCPR em Capanema, Pedro Adones Krugel. Seguido por uma análise rápida do macrodelegado do CRCPR, Waldomiro Kluska:?Quando o entendimento entre as lideranças da classe contábil era precário, sempre houve disputa e formação de mais de uma chapa para o CRCPR. Mas sempre que existiu harmonia, como entendo estar havendo neste momento, o ambiente se torna fértil e evita o desgaste natural que ocorre em disputas eleitorais?.

Membros da chapa

Efetivos ? mandato de 01 01-01-2010 até 31-12-2013

Antônio Augusto Godoi de Oliveira ? Ponta Grossa
Armando Santos Lira - Curitiba
Fernando Antônio Borazo Ribeiro
Ivo Destefeni
Márcia Cristina de Almeida
Mauro Luis Moreschi ? São José dos Pinhais
Moises Antônio Bortolotto
Narciso Luiz Rastelli
Ormélia Tereza da Silva
Paulo César Caetano de Souza - Londrina
Rafael Benjamim Cargnin Filho
Carlos Augusto Bittencourt Gomes
João Gelásio Weber - Curitiba
Jovane dos Santos Borges
Mirandi José Bonissoni
Paulo Julio Coelho de Lima ? Curitiba

Suplentes
Carla Cristina Louzada Dornelles Pacheco - Curitiba
Dulce Mara Nunhez
Epaminondas Brás Martins
Eurides Von Muhlen
Francisco Savi
José Reinaldo Vieira
Juvêncio Sampaio Castilha - Foz do Iguaçu
Neuza Corte de Oliveira
Paulo de Tarso Vieira Lopes
Reginaldo Rodrigues de Paula
Vera Lucia Lelis Oliveira
Aguinaldo Mocelin ? Ponta Grossa
Bento Rosa Junior
Maria Favero Rodrigues
Manoel Antônio Barbosa
Nilton Mendes Filho

Efetivos ? mandato complementar de 01-01-2010 até 31-12-2011
Lauro Antunes de Oliveira
Marcos Sebastião Rigoni de Mello ? Curitiba

Suplentes
Casemiro Pasa