Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nos dias 25 e 26 de setembro, a sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), em Curitiba, recebeu o 2º Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista, valendo até seis pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC/CFC). Parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e da Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), com mais de 100 participantes, o evento objetiva trazer atualização e conhecimento, bem como aproximar e integrar os profissionais da contabilidade do segmento cooperativo.

"Ao longo destes dois dias, procuramos intercalar assuntos regulatórios, como as palestras sobre Acordos de Basileia e as novas exigências de capital e de Ética, compliance e Noclar (dia 26), e temas voltados para gestão e inovação, para tornar o evento mais dinâmico e interessante", explicou o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.

Presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, realiza abertura do evento.

O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, abriu o evento comentando sobre a agenda e palestrantes. Em seguida, o superintendente da Ocepar, Leonardo Boesche, comentou a importância da parceria entre CRCPR e Ocepar, que vem se consolidando ainda mais nos últimos anos e que oportunizou um evento com essa temática, que é tão representativo para a economia do Estado. O superintendente lembrou a importante conquista obtida pelo setor cooperativista com apoio do CRCPR, sobre a questão do ICPC 14, publicado pelo CFC, sobre a classificação das quotas-partes das sociedades cooperativas, e gerava preocupação para o sistema cooperativista. “A partir do trabalho realizado pela Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR, capitaneada por Laudelino Jochem, vice-presidente do CRCPR, foi feito um estudo, e o presidente Marcos Rigoni, propôs ao CFC uma audiência da Câmara Técnica, que fez toda a diferença! Assim, nós tivemos, em 2017, a aprovação da ITG 2004, favorável ao pleito das cooperativas. Queremos destacar que uma decisão contrária seria de grande prejuízo para o segmento, e o CRCPR liderou esse processo das quotas-partes das sociedades cooperativas, fazendo com que nós obtivéssemos êxito”, comemorou Boesche.

Na abertura, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, comenta sobre a agenda e palestrantes. Superintendente da Ocepar, Leonardo Boesche, comenta a importância da parceria entre CRCPR e Ocepar.

Depois, Rigoni apresentou ao público o Sistema CFC/CRCs, explicando as atividades e missão do CRCPR, e como os profissionais podem aproximar-se da instituição, com a participação em eventos e comissões, por exemplo. Ele    também destacou o relacionamento existente entre o cooperativismo paranaense e o Conselho. “Essa parceria é muito importante em função do que significa o agro e as cooperativas na economia brasileira e, ainda, devido às necessidades reais da contabilidade para o setor, assim como para todas as demais empresas. E, pela importância das cooperativas, estamos atuando em conjunto e montamos uma comissão específica para discutirmos e tratarmos os assuntos peculiares juntos”, afirmou.

Rigoni comentou ainda sobre a dedicação do CRCRPR em promover a capacitação constante dos profissionais da área. “Sem atualização não se trabalha mais e nós temos uma câmara dentro do Conselho voltada diretamente à área de educação continuada. No ano de 2016, realizamos mais de 280 eventos e treinamos mais de 28 mil profissionais. Em 2017, nós ultrapassamos a casa dos 300 eventos, treinando mais de 32 mil profissionais”.

O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, explica o Sistema CFC/CRCs.Rigoni apresenta as atividades do CRCPR.

A seguir, a primeira palestra, "Os acordos de Basileia e as novas exigências de capital", foi ministrada por Gilson Marcos Balliana, sócio da empresa de consultoria Balliana & Vasconcelos, ex-chefe substituto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias do Banco Central. Além de explicar sobre a necessidade dos acordos de Basileia I, II e III, e de um estruturado mercado financeiro nacional, Balliana também abordou os principais riscos aos quais as instituições financeiras estão sujeitas, bem como exigências normativas de apuração, controle e mitigação de risco.

O palestrante Gilson Balliana apresenta "Os acordos de Basileia e as novas exigências de capital".

O segundo palestrante, Alexandre Pellaes, fundador da Exboss.com.br e sócio da 99jobs.com, falou sobre "O novo significado do trabalho, inovação, disrupção”, e questionou sobre as dificuldades dos profissionais em conectar-se e utilizar a criatividade e individualidade para ter sucesso com autonomia. Pellaes abordou o papel dos líderes, a evolução dos relacionamentos organizacionais e perspectivas para a organização do futuro. À noite, os participantes participaram de confraternização em um jantar no restaurante Alameda Grill.

No segundo dia, a manhã iniciou-se com o tema: "A contabilidade como instrumento de gestão das cooperativas", com o palestrante Antônio Sérgio Gabriel, superintendente Administrativo e Financeiro da Coamo Agroindustrial Cooperativa, que comentou sobre a importância da contabilidade para a gestão das organizações. Gabriel também reforçou a necessidade de conhecimento por parte dos profissionais da contabilidade para interpretação da legislação específica para o segmento cooperativista.

No intervalo entre as palestras, Roberto Aparecido Santos, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, explicou sobre o Programa de Educação Profissional Continuada e o credenciamento e realização de eventos do Sistema CFC/CRCs. Santos comentou ainda sobre a possibilidade de estender eventos como esse, focado nas cooperativas, para outros estados do País.

 o palestrante Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, falou sobre "Ética, compliance e Noclar: desafios e oportunidades".

Para encerrar o evento, o palestrante Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, falou sobre "Ética, compliance e Noclar: desafios e oportunidades", abordando os conceitos e motivações por trás de valores morais, leis e deveres. Jochem explicou ainda os benefícios de ter um programa de compliance e os desafios do Noclar. Na oportunidade, Jochen também apresentou detalhes do site www.descomplicont.com.br – Descomplicando a contabilidade, uma nova fonte de informações para os profissionais da área, no qual estão disponíveis várias publicações gratuitamente, entre elas, o e-book “Contabilidade para sociedades cooperativas e entidades do Terceiro Setor". Jochem ainda sorteou entre os participantes quatro exemplares da obra Ética e Compliance, da qual é co-autor, lançada recentemente. Foram presenteados Valmor Alexandre Moreira, Fabricio Silveira Wolf, Ivete Maria da Silva e Janete Aparecida Ribas.

2º Forum Contabilidade Area Cooperativista 26-09 (13).JPG2º Forum Contabilidade Area Cooperativista 26-09 (30).JPG2º Forum Contabilidade Area Cooperativista 26-09 (31).JPG2º Forum Contabilidade Area Cooperativista 26-09 (32).JPG


A primeira edição do Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista havia acontecido em maio de 2017, no âmbito da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, promovida pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná, em Foz do Iguaçu. Considerando a relevância do debate ocorrido então, bem como a necessidade de difundir as peculiaridades das normas contábeis do setor cooperativista junto a órgãos fiscalizadores e profissionais contábeis que atuam ou pretendem atuar nesse segmento, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR deliberou a necessidade de intensificar a realização desse tipo de evento, vindo então a dar sequência com a segunda edição do Fórum. A Comissão é composta atualmente pelo coordenador, Laudelino Jochem, e pelos integrantes José Ronkoski, gerente administrativo do Sescoop/PR; Devair Mem, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR; Claudiomiro Rodrigues, coordenador administrativo da Ocepar; Alcemar Luiz Candiotto, da Cresol, e Alcir Sebastião Ribeiro, da Cooperativa Coamo.

Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR. Foto: Marli Vieira/ Sistema Ocepar