Mais candidatos ao cargo de conselheiro do TCE-PR são ouvidos nesta terça na ALEP

Dos candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) ouvidos hoje, 9, pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa (ALEP), ao menos dois são contadores, Prescila Alves Pereira Francioli e Sérgio Luiz Libel. Nesta segunda, 8, foram sabatinados outros três candidatos com qualificação na área contábil: Alexandre Antonio dos Santos, Antonio Spolador Júnior e Francisco de Assis Inocêncio (economista com especialização em gestão de contabilidade gerencial e auditoria).

Candidatos já sabatinados podem se apresentar, facultativamente, em sessão plenária a partir das 14h30 desta terça-feira, oportunidade em que poderão expor os motivos de suas candidaturas a todos os deputados presentes, a quem caberá a escolha final, por meio do voto secreto, em data a ser definida, de acordo com informações da assessoria de comunicação da ALEP.

Candidata Prescila Francioli, formada em Ciências Contábeis, teve a candidatura sabatinada nesta terça, 9, pela Comissão Especial.

A formação superior em Ciências Contábeis como pré-requisito à candidatura para conselheiro do TCE é defendida pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Lucélia Lecheta, que acompanha o processo de escolha. Conhecimentos em contabilidade pública, argumenta, seriam ideais para aqueles que desejam pleitear a vaga: “O futuro conselheiro participará da análise e julgamento das prestações de contas dos Poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e de todos os órgãos públicos do Estado, ou seja, será um fiscal da aplicação do dinheiro público. Nada mais coerente, portanto, que os critérios de escolha sejam técnicos, e não políticos”.

Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR, acompanha as sabatinas na manhã de hoje, ao lado do vice-presidente de Registro Profissional, João Gelásio Weber.

Rossoni anuncia que irá propor mudanças na forma de escolha dos conselheiros do TCE-PR

O presidente da ALEP, deputado Valdir Rossoni (PSDB) anunciou que vai apresentar um requerimento ao Plenário propondo mudanças na forma de escolha dos conselheiros do TCE. O documento deverá ser assinado também por lideranças partidárias e enviado ao Congresso Nacional. Um concurso público, para Lucélia Lecheta, garantiria maior isonomia ao provimento da vaga. Como o atual processo de escolha atende à Constituição Federal, qualquer alteração neste sentido dependeria de aprovação da Câmara Federal e do Senado. “Esperamos que a ALEP ouça a sociedade civil organizada, as entidades empresariais e a população em geral antes de encaminhar suas sugestões a Brasília. O CRCPR certamente pode contribuir com propostas significativas”.

Sabatinas - Cada candidato tem seis minutos para fazer sua explanação, prorrogáveis por mais quatro. As sessões, abertas ao público, são realizadas na sala das Comissões da ALEP, mas somente os membros da Comissão Especial que coordena o processo, presidida pelo deputado Elio Rusch (DEM), podem fazer perguntas aos candidatos. A vaga no TCE-PR foi aberta com a aposentadoria de Hermas Brandão.

Quarta-feira, 10

A partir das 9 horas de quarta-feira, 10, serão ouvidos Adriane Fidelis Leite Aschembrener, Andréa Ricetti Bueno Fusculim, Antonio Gonçalves de Oliveira e Beatriz Soek Pepes Athanásio. Nova turma começa a ser sabatinada às 10 horas: Bruno Maurizzio Tosin, Carlos Alberto da Costa Macedo, Cleis Maria Heim Weber e Cristiano Niemeyer. E a partir das 11 horas serão entrevistados Edson Navarro Tasso e Henderson Flavio Raimundo.

Quinta-feira, 11
O procedimento recomeça na quinta-feira (11), no mesmo horário e local, com Joel Melo Cordeiro, Jorge Luiz Zuck, Luciano Pereira Mewes e Luiz Guilhermino Rorato. A partir das 10 horas serão sabatinados Maria das Dores Moreira Alves, Marlus Vinicius Forigo, Maurício Bastos e Max Schrappe. Finalmente, a partir das 11horas, serão ouvidos Melissa Folman, Paulo Roberto Drabik, Rubens Artur Hering e Silvana do Rocio Oliveira Geara.

Manifestantes contrários à forma de escolha dos conselheiros do TCE são impedidos de adentrar na Sala das Comissões na ALEP.

Assessoria de Imprensa CRCPR, com informações da ALEP