Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Lucélia Lecheta recebeu a Comenda Gralha Azul, no dia 14 de março

No dia 14 de março, durante o VI Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, a empresária contábil Lucélia Lecheta recebeu a Comenda Gralha Azul. A honraria foi entregue pelas vice-presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Ariane Yumi de Almeida Rocha, de Registro, e Eva Schran de Lima, de Relações Sociais.


A homenagem foi entregue pelas vice-presidentes do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha (Registro)
e Eva Schran de Lima (Relações Sociais)

“Faz 13 anos que foi entregue aqui a primeira e única Comenda Gralha Azul", explicou a vice-presidente de Registro, Ariane Yumi de Almeida Rocha. "Que este momento mágico de reconhecimento sirva de estímulo para todas nós, mulheres da profissão contábil", destacou.
"A homenageada de hoje foi a primeira mulher a presidir o CRCPR”, contou a vice-presidente de Relações Sociais, Eva Schran de Lima, que leu o currículo de Lucélia Lecheta.

A contadora Lucélia Lecheta atua na área desde 1986 e é pós-graduada em Planejamento Tributário. Empresária contábil, fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir o CRCPR e é fundadora do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT). Além disso, desempenhou papéis de destaque no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no qual foi vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e de Registro. Atualmente, também atua como diretora suplente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).


Lucélia celeboru junto à família, amigos e funcionários do CRCPR
O prêmio foi desenvolvido pela artista visual Lys Áurea Buzzi, à direita de Lucélia na foto

O troféu da Comenda Gralha Azul foi criado pela artista visual Lys Áurea Buzzi, trazendo elementos simbólicos que representam a cultura e a economia do Paraná. A peça destaca a gralha azul, ave icônica do estado, pousada sobre um galho de Araucária – referência ao ciclo natural do pinhão, em que a ave dispersa e que dá origem à árvore. As extremidades arredondadas do galho remetem a moedas estilizadas, coroadas por pinhões. Dispostos em uma composição circular, esses símbolos reforçam a riqueza do Paraná e a importância da moeda, essência da profissão contábil.

Lys é arquiteta urbanista curitibana, graduada em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especialização em Restauro Arquitetônico. Entre suas obras, destacam-se as esculturas das anjas em bronze, de 1995, instaladas no Monumento Fonte de Jerusalém, na Praça Pedro Gasparello, na capital paranaense. 


A surpresa aconteceu durante o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, em Curitiba


A empresária contábil agradeceu o reconhecimento e dedicou à família e colaboradores de sua empresa



Comenda Gralha Azul

Criada em 2012, a Comenda é destinada a mulheres que tenham prestado serviços relevantes à classe contábil e à sociedade. Seu objetivo é reconhecer profissionais que se destacam em projetos de significativo impacto coletivo, além de inspirar outras mulheres a valorizarem suas conquistas. A homenageada é escolhida por votação da maioria dos membros da Comissão organizadora do Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, podendo ser indicada tanto pela própria comissão quanto por outras entidades.

Da esq. p/ a dir.: Elizangela de Paula (ex-vice-presidente do CRCPR), Lucélia Lecheta e Rosemere Kiyomi Hayashi (conselheira e integrante da Comissão CRCPR Mulher)


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.