Lotada, plenária do CRCPR em Foz tem homenagens e entrega de carteiras profissionais

Em meio aos preparativos finais para receber os mais de 2200 participantes inscritos no X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou na manhã de ontem (quarta-feira) a sua reunião plenária do mês de agosto, aberta ao público, na sede que o Sindicato dos Contabilistas de Foz do Iguaçu (Sincofoz) compartilha com a Delegacia Regional do CRCPR.

Com a casa lotada, a presidente Lucelia Lecheta saudou os contabilistas presentes e passou a palavra para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, que, no papel de anfitriã, convidou a todos para fazer uma oração em agradecimento ao êxito dos preparativos para o evento da mulher contabilista, cuja abertura será logo mais à noite, pedindo também para que tudo transcorra como planejado neste momento de contagem regressiva para a concretização de um intenso trabalho, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade, para que o evento seja um absoluto sucesso.

O vice-presidente de Administração e Finanças, Marcos Mello, destacou o esforço do CRCPR em descentralizar as reuniões plenárias, para que contabilistas do interior conheçam o trabalho do Conselho e se envolvam mais com as questões que definem a atuação dos profissionais contábeis.

Durante a apresentação dos trabalhos da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, o vice-presidente João Gelásio Weber anunciou que nos dias 26 e 27 de agosto será homologado no Paraná o novo sistema de fiscalização eletrônica do CFC, que trará maior eficiência, clareza e simplicidade ao trabalho da Fiscalização.

A vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional apresentou um balanço das atividades de 2015, que já contabilizou este ano 355 eventos presenciais em 51 cidades paranaenses, abordando 54 diferentes temas, atingindo a marca de 24.100 participantes. A seguir, Elizangela destacou a grande novidade do ano de 2015, o CRCPR ao Vivo, modalidade de apresentação de cursos e palestras que permite que profissionais de qualquer parte do estado assistam às apresentações em tempo real pela internet. "A cada apresentação, temos a possibilidade de oferecer mil acessos, que podem ser compartilhados por vários profissionais em uma mesa de escritório ou em salas de reuniões e auditórios, tornando praticamente ilimitada a capacidade de multiplicação de conhecimento por meio dessa ferramenta, a um custo extremamente atraente", explicou.

Comentou ainda importantes convênios com entidades de classe e órgãos do governo, como a Secretaria da Fazenda do Paraná, com quem o CRCPR tem trabalhado intensamente na divulgação da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Paranaense e mudanças na legislação do ICMS-PR, entre outros temas de fundamental importância para o dia a dia da atividade contábil. "A própria Receita Federal nos procurou recentemente em busca de cooperação para divulgarmos os serviços de autoatendimento, que possibilitam aos contribuintes e contabilistas solucionar por conta própria uma série de pendências junto ao órgão", adicionou.

Finalizou sua apresentação falando sobre os próximos grandes eventos que o CRCPR realizará ainda este ano: o 2° Fórum Paranaense do Terceiro Setor (15 e 16 de setembro, em Curitiba) e o 2° Fórum Paranaense da Contabilidade Pública (14 e 15 de outurbo, Maringá). O primeiro foi ampliado de um para dois dias em função do sucesso da primeira edição e da grande demanda das entidades por profissionalização. Já o segundo, contará com o apoio do Tribunal de Contas do Estado, que estabeleceu com o CRCPR uma parceria para a realização de eventos com foco no desenvolvimento profissional dos contadores atuantes em todas as esferas governamentais, a fim de melhorar o controle e a gestão de recursos e a qualidade do gasto público no Paraná.

Por fim, Elizangela confirmou a realização de um fórum de relações de trabalho, que contará com palestras compreendendo desde a questão da segurança no trabalho até a gestão de pessoas a as rotinas de recursos humanos que envolvem o trabalho contábil.

Novos profissionais

Após a apresentação das câmaras e votação das atas, a presidente convidou o delegado regional de Foz do Iguaçu, Ney Patrício da Costa, para realizar a entrega das carteiras profissionais a quatro contabilistas locais aprovados em exame de suficiência – Ana Carolina Stangerlin, Bruno Henrique Peniani Ribeiro, Débora de Paula Lopes e Vanessa Silva de Souza, que receberam as carteiras das mãos do vice-presidente da Câmara de Registro Profissional, Sandro Di Carlo Teixeira, do vice-presidente do CRCPR, Marcos Mello, da vice-presidente do CRCPR, Elizangela Kuhn, e do presidente do Sincofoz, Ocivaldo Gobetti Moreira, respectivamente.

Homenagem

Escolhido pelos contabilistas locais, o profissional Adilson Pasini, Professor e auditor-chefe da reitoria da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, foi agraciado com um termo de reconhecimento por seus 29 anos de dedicação à prática contábil, ao ensino e à colaboração com as entidades representativas da classe contábil. Emocionado, Pasini disse que se sentia honrado pela homenagem, relembrou momentos da sua trajetória profissional e manifestou seu orgulho por ter contribuído com a formação de inúmeros profissionais que atuam na região.