O escritório regional do CRCPR1 em Londrina sediou, na tarde da última segunda-feira (29/10), o 2º Encontro do Empresário Contábil do Paraná. O evento foi realizado pela Comissão do Empresário Contábil do CRCPR e pelo Sescap-Ldr2, com o apoio da Fenacon3Sescap-PR4 e Sescap-Campos Gerais5, e contou três pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC6.

ENCONTRO CRCPR LONDRINA 6.jpg

Atuando como mestre de cerimônias, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, conduziu a cerimônia de abertura, que contou com pronunciamentos do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, do vice-presidente do Sescap-Ldr, Euclides Nandes Correia e do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem – coordenador da  comissão organizadora.

the issue.png

Rigoni destacou a importância da Educação Continuada e de levar eventos como este ao interior. "Estou muito contente de ver este auditório cheio. Estes encontros, além de renovarem nossos conhecimentos, são uma excelente oportundiade para conhecermos pessoas com quem temos interesses em comum e que enfrentam os mesmos problemas no dia a dia de nossa profissão, especialmente quando temos a chance de trazer este debate para um pólo regional tão importante para a economia do nosso Estado, como é a cidade de Londrina. A troca de experiências que teremos aqui hoje é fundamental para o sucesso de nossos negócios", disse. Nandes fez uma apresentação sobre os serviços e benefícios que o Sescap-Ldr oferece a seus representados, com foco especial sobre o fornecimento de  certificação digital. Jochem ressaltou que "é preciso nos unirmos cada vez mais para buscar ideias, desenvolver, reorganizar as empresas e pensar em cooperativismo". E acrescentou que pesquisas mostram quanto mais organizado o País, mais cooperativismo.

Os palestrantes: Vanildo Veras e Diogo ChamunA programação iniciou com o talk show Desafios e Oportunidades do Empresário Contábil na Atualidade. O palestrante foi o empresário contábil Vanildo Veras, enquanto os membros da comissão Mauro Kalinke e Michel Melhem atuaram como mediador e debatedor, respectivamente. "O empresário contábil é detentor de inúmeras informações relacionadas ao seu cliente, e deve apresentar ele a leitura dessas informações de uma forma que possa compreender. Para melhorar cada vez mais o serviço prestado é importante se colocar no lugar do cliente, bem como ter planejamento estratégico", destacou Veras.

Após uma pausa estratégica para descontração e networking, o também empresário contábil Diogo Chamun apresentou a palestra Gestão de Empresas Contábeis, que teve como mediador e debatedora os membros da comissão Jaime Cardoso e Rita de Cassia Dias Gomes. Chamun falou sobre o modelo de gestão praticado na sua empresa, destacando os desafios e o modo como a equipe trabalha para superá-los e propor soluções que fidelizem os clientes.

Entre os participantes do evento, além das lideranças da classe contábil já mencionadas, destaca-se as presenças de Claudemir Matiusso, vice-presidente de Registro do CRCPR, do delegado do CRCPR em Londrina, João Marcelino e do conselheiro Geraldo Sapateiro, também atuante na região.

Os cerca de 70 participantes doaram brinquedos novos para a Campanha Natal Solidário Sescap-Ldr.

Marcos Rigoni, presidente do CRCPR, (E) e os membros da Comissão do Empresário Contábil do CRCPR) Michel Melhem, Jaime Cardoso, Rita de Cassia Dias Gomes, Laudelino Jochem (coordenador) e Mauro Kalinke

1 CRCPR - Conselho Regional de Contabilidade do Paraná; 2 Sescap-Ldr - Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região; 3 Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas; 4 Sescap-PR - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná; 5 Sescap-Campos Gerais - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas dos Campos Gerais; 6 CFC - Conselho Federal de Contabilidade.

Com informações e fotos de Kellen Lopes (Sescap-Ldr).