Londrina, Maringá e Cascavel sediam evento sobre transparência na prestação de contas eleitorais

Londrina, Maringá e Cascavel receberam em agosto o seminário Transparência na Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Limpas – Aspectos Jurídicos e Contábeis das Eleições 2012. O evento, que faz parte de uma campanha lançada em nível nacional pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), pretende capacitar mais de dez mil profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o processo eleitoral em todo o país.

Em Londrina, dia 13, o palestrante Décio Vicente Galdino Cardin, membro da Comissão do contador Público do CRCPR, falou sobre a “Prestação de Contas Eleitoral – Legislação x Prática”, temática que abordou também em Maringá, dia 14, e Cascavel, dia 20. Maringá contou ainda com a palestra de Gustavo Bonini Guedes, da OAB/PR, sobre os “Aspectos Legais das Eleições 2012”.

Londrina sediou o evento sobre prestação de contas eleitorais no dia 13/8.

Objetivo é capacitar mais de dez mil profissionais que trabalham no processo eleitoral em todo o país.

A edição curitibana do evento foi realizada dia 5 de julho na sede do CRCPR. Na ocasião, o público acompanhou duas palestras. A primeira sobre “Aspectos Legais das Eleições 2012”, proferida pela vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, Carla Karpstein. Na sequencia, Cardin falou sobre a “Prestação de Contas Eleitoral: Legislação x Prática”.

O seminário tem sido realizado por todo o Brasil. É direcionado a contadores e advogados que prestam serviço a partidos políticos e candidatos, bem como aos próprios candidatos e outras pessoas envolvidas com as eleições municipais a serem realizadas em outubro. Discute e dissemina princípios éticos, legais e contábeis para a realização de um pleito sem ilegalidades e aborda os aspectos jurídicos e contábeis relacionados à prestação de contas eleitorais. A participação é condicionada à doação de alimentos não perecíveis destinados a entidades assistenciais.

Edição curitibana do seminário ocorreu na sede do CRCPR, dia 5/7.