Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Livro trata da contabilidade para pequenas e médias empresas segundo o IFRS



imagem


“Neste momento quando efetivamente a contabilidade atinge a sua maior relevância dentro do contexto da humanidade, as multinacionais rompem todas as barreiras e limites e buscam seus consumidores em todas as partes do planeta. Nasce aqui a necessidade de uma linguagem padrão, única e compreensível a todos”, afirma o professor Laudelino Jochem, justificando o seu desafio de apresentar um livro sobre o impacto que a convergência às normas internacionais provoca nas práticas contábeis, especificamente das empresas que representam a imensa maioria do universo das empresas do país.

Lançado no CRCPR, no primeiro curso de uma série realizada em várias cidades paranaenses, nas últimas semanas, o livro “Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas - de acordo com as normas internacionais (IFRS) e do CPC”, reconstitui os aspectos históricos da questão, remetendo aos dois grandes segmentos da interpretação contábil: “de um lado, o bloco de países que utilizam a metodologia chamada code law e , de outro, os de common law.




O primeiro, do qual o Brasil fazia parte, possui um modelo muito voltado à questão legal, no qual os principais usuários são os credores e o governo, sedimentando-se prioritariamente dentro do aspecto legal, também conhecido como contabilidade pró-fisco. Esse modelo possui suas raízes no Código de Manu e no Código de Hamurabi que muito influenciaram a maneira de se fazer contabilidade”, explica Laudelino.

A adoção do processo de convergência pelo Brasil vem de longa data, mas o marco divisor foi o Projeto de Lei federal 3.741/2000, propondo a harmonização segundo o padrão IFRS – International Financial Reporting Standards, por meio da Lei 11.638/2007. A implantação ficou sob a responsabilidade do Comitê de Pronunciamentos Contábeis –CPC, ligado ao Conselho Federal de Contabilidade.

O padrão IFRS está presente em mais de 110 países e sua adoção pelo Brasil nos insere no mundo globalizado com imensos benefícios, entre eles, maior aporte de capitais internacionais e maior credibilidade às demonstrações contábeis. Entre as empresas sujeitas a seguir o modelo, estão as pequenas e médias que representam 99% das empresas do país.

O livro, que pode ser adquirido pelo site www.laudelinojochem.com.br, define o que é pequena e média empresa, trata da legislação contábil aplicada ao segmento, aspectos conceituais, tipos de informações, princípios, demonstrações contábeis e inúmeros tópicos relativos à contabilidade das pequenas e médias empresas: as demonstrações contábeis consolidadas, políticas contábeis, redução ao valor recuperável de ativos, teste de recuperabilidade, ajustes de avaliação patrimonial, ajuste a valor presente, instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, arrendamento mercantil, plano de contas e outros temas.




Sobre o autor

Laudelino Jochem é contador, especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Gestão Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional – Adequação Brasileira às Normas IFRS pela UFPR, coordenador da J & L – CONTABILIDADE, consultor de qualidade para prestadoras de serviços contábeis, professor universitário, vencedor do III e do IV concursos Prêmio Professor “Orivaldo João Busarello”, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e Academia de Ciências Contábeis do Paraná, detentor do título Contabilista do Ano de 2010, concedido pela Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná.


imagem






Outras obras

Laudelino é autor também de artigos científicos e dos livros: “Contabilidade: uma abordagem histórica”, “Pequenas empresas grandes desafios”, “Contabilidade: uma análise crítica da evolução histórica”, “Gestão estratégica de empresas: a importância do planejamento estratégico e da controladoria”, “Cooperativismo: uma abordagem histórico-filosófica” e “Finanças pessoais: como administrar seu dinheiro”. Mais informações sobre o autor e suas obras no site.