Livro sobre avaliação de empresas será lançado dia 6/11 no CRCPR

Lançamento acontecerá junto com curso sobre o tema, que os autores ministrarão no CRCPR em Curitiba no dia 6 de novembro, valendo 8 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada.

No dia 6 de novembro, os professores Wilson Alberto Zappa Hoog e Everson Luiz Breda Carlin estarão autografando o livro “Valuation – Manual de Avaliação – Teoria e Prática”, durante curso que irão ministrar sobre o mesmo tema, no auditório do CRCPR, no horário das 13h às 17h.

A obra nasceu de um projeto especial de parceria somando a experiência dos autores, Everson Carlin, do Grupo ZHC, no mercado de fusões e aquisições, e Wilson Zappa, da Zappa Hoog Perícia, nas práticas de avaliação de fundo de comércio.

Como objetivo geral, os autores procuraram desmistificar os procedimentos de valorimetria e de abordagens sofisticadas de avaliações, identificando sofismas, paralogismos e paradoxos; ao mesmo tempo difundindo os segredos da valorimetria, explicando, passo a passo, como executá-los corretamente, com estudos de caso que destacam as técnicas utilizadas contemporaneamente na atribuição de valor.

Como objetivos específicos a obra apresenta um estudo baseado na teoria do valor, em conceito de avaliação e perspectivas financeiras e econômicas, claras e sólidas, no âmbito do poder judiciário e do mercado de fusões e aquisições; compara as técnicas de avaliação mais utilizadas no mercado de fusões e aquisições e nas esferas da justiça estatal e arbitral e demonstra como avaliar um caso real envolvendo “quotas e ações” pelo viés da teoria do valor.

Para determinar o valor de uma empresa, primeiro é preciso saber por que ela precisa ser avaliada: para negociação com terceiros, negociação interna com sócios, para abertura de capital, para resolver problemas ligados a litígios? O método adequado é escolhido conforme a finalidade, porém os métodos mais praticados são do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e do Balanço Especial, incluído o Fundo de Comércio, que tem como base o Código Civil Brasileiro e as juriprudências.

É uma obra destinada a estudantes e professores, mas pode ser útil também a contadores responsáveis técnicos pela elaboração das demonstrações contábeis, peritos, auditores, árbitros e profissionais de valuation, lembrando que a base para avaliação é extraída dos dados contábeis e que uma contabilidade bem feita valoriza mais a empresa avaliada, principalmente no foco de redução de riscos e agregação de valor.

Editado pela Juruá, o livro pode ser adquirido com desconto de 20%, utilizando-se o código promocional “contadores:zappa15” pelo email: vendas@jurua.com.br

Curso:

Mais informações sobre o curso PROCESSOS DE “VALUATION” PARA FINS DE FUSÕES, AQUISIÇÕES, ALIENAÇÕES E APURAÇÃO DE HAVERES podem ser obtidas em http://www.zappahoogcursos.com.br/cursos.asp . As inscrições podem ser feitas no próprio site até dia 3 de novembro, mediante taxa de R$ 480,00.