Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Livro “O Príncipe Revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial” faz releitura da obra do pensador italiano

Os professores Aderbal Müller e Luis Antonik lançaram o livro “O Príncipe Revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial”, obra que faz singular interpretação de Maquiavel com exemplos atuais e percepções de nossa era. Segundo os autores, é uma “releitura cuidadosa, com as necessárias adaptações ao contexto da realidade empresarial no mundo contemporâneo. Niccolò Macchiavelli foi, realmente, muito feliz em sua época, ao discernir diversas nuances de comportamento empresarial (dos principados, no original). Adaptamos sua obra em linguagem e exemplos atuais. Onde foram citados Moisés, Ciro, Rômulo e Teseu no original do Século XVI, distinguimos Samuel Klein e Luiza Trajano nesta releitura do Século XXI. Em vez de César Bórgia, da Romanha, que tal um exemplo atual? E que tal arriscarmos, em vez de Aníbal Bentivoglio, ou Giovanni, ou ainda Marco Aurélio, Maximino, Pertinax, Juliano e Severo, substituirmos os exemplos, arriscando o nome de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira”.

Aderbal Müller é doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências Sociais Aplicadas, especialista em Administração/Finanças, coordenador e professor dos Cursos de Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria e de Controladoria da UNIFAE Centro Universitário, autor dos livros Contabilidade Básica - Fundamentos Essenciais (Editora Pearson), Auditoria das Organizações (Editora Atlas), Auditoria Integral (Editora Juruá), Manual da Nota Fiscal Eletrônica (Editora Juruá), Cálculos Periciais (Editora Juruá), Análise Financeira (Editora Atlas) e Contabilidade Avançada e Internacional (Editora Saraiva). Membro da AAA – American Accounting Association, da BALAS – Business Association of Latin American Studies e da ACIN - Associação Científica Internacional Neopatrimonialista.

Luis Roberto Antonik é mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap), da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Graduado em Geografia, Ciências Econômicas e Administração. Especialista em Administração e Finanças. Pró-reitor, professor de graduação e pós-graduação da Unifae. Ex-diretor de planejamento empresarial da Telepar (atual Brasil Telecom), Telebrás e Telefônica. Ex-diretor executivo do Grupo TIM no Brasil, diretor de assuntos institucionais da RPC e diretor geral da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).









imagem