Livro ensina a fazer prestação de contas eleitorais sob enfoque contábil

O contador de Minas Gerais, Mário da Silva Pinto, acaba de lançar pela Editora RTM o livro “Prestações de Contas Eleitorais: como fazer (enfoque contábil)”. Indicada para candidatos, partidos políticos, contadores, técnicos analistas do Tribunal Eleitoral e cidadãos em geral, a obra faz uma análise contábil do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais da eleição de 2010, apresentando as bases para compreensão do sistema eleitoral nessas eleições.

Ao tratar da campanha, ressalta a importância do candidato observar os limites de arrecadação e gastos estabelecidos pelo partido, além de cuidar da regularidade da documentação: CNPJ, recibos, contas, receitas permitidas pela lei, regras gerais das despesas e sobre pagamento, circularização e despesas autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. A partir do capítulo VI, o autor começa a mostrar como se faz a conciliação contábil-financeira e a prestação de contas, os documentos que a compõem, datas e como funcionam os prazos.

O livro analisa as inconstitucionalidades, a transparência do processo eleitoral, comenta falhas e/ou omissões da fiscalização e, nos anexos, traz modelos de todos os formulários necessários a uma boa campanha e sua respectiva prestação de contas.

A obra, de 180 páginas, custa R$ 49,99, podendo ser solicitada diretamente ao autor pelo e-mail dr.mariopinto@hotmail.com

Nascido em Barbacena, Minas Gerais, MÁRIO DA SILVA PINTO é Pós Graduado em Contabilidade Governamental pela Universidade Federal de Minas Gerais; formado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, ambas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas. Foi colaborador e Presidente no fórum Permanente de Contabilidade, da Federação dos Contabilistas. Além da vasta experiência no exercício das atividades contábeis, participou ainda da implantação e promoção de cursos sobre manuseio do sistema de contabilidade e patrimônio; no desenvolvimento de software, visando atender a legislação e melhoria da execução; em auditoria externa na área financeira e comercial, análise de procedimentos de armazenamentos e segurança de empresas auditadas; deu consultoria (FIEMG) e Curso sobre SIMPLES (Sindicato dos Contabilistas).