Quais são as tendências do mercado contábil para os próximos dez anos? O que esperar dos avanços tecnológicos, dos ambientes inovadores e das mudanças que acontecem cada vez mais rapidamente? Essas são algumas questões abordadas no livro “Contabilidade 20 por 20 – Tendências do mercado contábil para a década de 20”(ed. Vaticano, 243 págs.).

Idealizada e organizada por Luiz Fernando Martins Alves - contador, advogado e pós-graduado em Direito Societário Empresarial - a obra foi escrita por 23 coautores que compartilharam suas ideias e conhecimentos para levar diferentes informações à categoria.

Em virtude das medidas de distanciamento social impostas pela a pandemia de Covid-19, o lançamento do livro será feito de maneira virtual. O encontro acontece hoje (12 de novembro), às19h30, no canal do YouTube Café Tributário.

Expertise

Com perfis ecléticos e habilidades distintas e complementares, os integrantes da equipe de autores trazem na bagagem formações técnicas que incluem pós-graduações, MBAs, mestrados, doutorados e longas experiências diárias em escritórios de todos os tamanhos.

“Falar de tendências já é um grande desafio. Projetar os rumos do mercado, as possibilidades que se abrem com as novas tecnologias, as mudanças nas leis, no comportamento da sociedade e das inovações que surgem a todo instante foi um desafio ainda mais instigante com o advento Covid-19. Por isso, o grupo fez um excelente trabalho”, explica Martins Alves.

Novidades

Entre alguns aprendizados descritos na obra, ênfase para o amplo alcance das redes sociais e como seu uso impacta nos negócios, a confirmação de que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados do que as ações individuais, as incertezas que surgem à mente na hora de empreender e os ajustes  que precisam ser feitos ao longo do percurso.

Se até há poucos anos a contabilidade era vista como uma ciência que estuda, interpreta, organiza, registra e demonstra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, agora ela consiste em um conceito mais amplo, que engloba novas práticas.

“Mais do que uma ferramenta necessária ao controle de um empreendimento - que auxilia nas tomadas de decisões estratégicas - a contabilidade atual exige colaboração, flexibilidade, trabalho em equipe, comunicação eficaz e feedbacks constantes”, pondera o idealizador do livro. Para ele, os profissionais de hoje devem ter características que os diferenciem dos quase 520 mil colegas e das mais de 72 mil organizações contábeis com registro ativo no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade.

“O contador atual precisa integrar seus times, compreender os diferentes perfis de clientes, saber como se relacionar com eles e ainda conquistar bons resultados. Os desafios cresceram e devem ser encarados como oportunidades de novos aprendizados”, finaliza Martins Alves – que já ocupou cargos de liderança em diferentes entidades contábeis do Paraná.