Na próxima semana (26/3), às 9h, "Solidariedade também é Cidadania" será tema de live, transmitida na TV CRCPR. O novo evento da Comissão CRCPR Voluntário objetiva sensibilizar profissionais contábeis, empresas e pessoas físicas quanto à importância da destinação do Imposto de Renda (IR).
O delegado da Receita Federal do Brasil (RFB) em Curitiba, Marcos Vinícius Rinaldi, será o palestrante da transmissão, mediada pelo coordenador da Comissão, Fernando Borazo.
"A destinação do imposto de renda é uma prática importante que permite aos contribuintes direcionar parte do valor que seria pago ao governo para projetos e entidades sociais. Essa destinação é possível através de mecanismos como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso. Ao incentivar seus clientes a esta prática, o contador exerce um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e solidária, direcionando recursos para áreas de extrema importância, que podem ser fundamentais para o funcionamento de organizações não governamentais, projetos sociais e outros programas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade", explica o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.
Todos os contribuintes paranaenses que declaram no modelo completo, inclusive quem tem imposto a restituir, podem destinar parte de seu IR devido para beneficiar projetos de organizações sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos no estado. A destinação pode ser realizada por meio do próprio programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), até 31 de maio.
O Paraná é um dos Estados em que os contribuintes mais destinam recursos via IR e, mesmo assim, ainda explora menos de 5% de todo o potencial existente para essas destinações.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.