Na tarde do dia 1ª de abril, a TV CRCPR transmitiu a live da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) intitulada "Atualizações no IRPF – 2022". Durante a transmissão, foram abordadas as principais mudanças no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para 2022, cuidados para não cair na malha final e informações sobre ganhos de capital e o tratamento tributário nas indenizações recebidas.

Os trabalhos foram conduzidos pelos membros da Comissão do CRCPR, João Eloi Olenike (coordenador), auditor, perito judicial, professor universitário, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e sócio em empresa de consultoria e planejamento tributário; Luiz Carlos de Souza, professor universitário e membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR); e Dermival Oliveira Alves, pós-graduado em Auditoria Contábil e em Direito Tributário e Processo Tributário, e sócio de empresa contábil e de advocacia.

"A tabela progressiva do IR está com uma defasagem atual de mais  134%. Desde 1995, a cada ano, deveria ser passada pelo menos a atualização do ano anterior. Como isto não aconteceu, acabou gerando este acúmulo. As atualizações realizadas no período foram muito pequenas. Se houvesse a correção, a faixa inicial da tabela de isenção iria de R$ 1.903 para R$ 4.427. Muita gente que ganha dois salários mínimos já está dentro da faixa de tributação, o que é um absurdo em nosso cenário brasileiro ", explicou Olenike.

A abertura institucional do evento foi realizada pela conselheira do CRCPR e coordenadora das Comissões Temáticas  de Trabalho, Ariane Yumi de Almeida Rocha.

Para conferir a gravação, que já está disponível na TV CRCPR, clique aqui, ou na imagem abaixo!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.