Lions vão criar uma orquestra e coral filarmônicos - Iniciativa conta com apoio de contribuintes

O Lions Clube Curitiba Batel, com apoio das 54 unidades do Distrito LD-1, e o Instituto Pró-Arte Brasil estão se mobilizando para criar a Orquestra Filarmônica Lions. O projeto prevê a contratação de 130 músicos (80 instrumentistas e 50 cantores), para atuarem sob a direção do compositor, regente e maestro Rogério Krieger.

No concerto de estreia, sem data prevista, a primeira composição da programação será a obra ?A grande invocação?, sinfonia do compositor Rogério Krieger, inspirada na fraternidade, paz, harmonia e comunhão entre as nações, justamente os princípios fundamentais dos lions.

A orquestra terá uma programação anual com repertório diversificado, permitindo que o público aprecie as grandes obras da música universal e da música brasileira, do passado e contemporâneas. Os recursos obtidos com as apresentações serão destinados aos projetos sociais dos Lions participantes da iniciativa. Na sequência, a intenção é fundar a Escola de Música Lions, voltada ao atendimento de jovens, adolescentes e crianças oriundas de classes sociais carentes; e mais adiante uma orquestra juvenil de música erudita.

Incentivo cultural

Para se tornar realidade, porém, o projeto conta com o apoio do setor privado e dos contribuintes em geral, como permite a Lei Rouanet. O contribuinte pode destinar parte do imposto total devido à Receita Federal, depositando em conta corrente, aberta pelo Ministério da Cultura, em nome do Projeto ?Orquestra Filarmônica Lions?. Empresas podem destinar até 4% do imposto devido e Pessoa Física até 6% do imposto devido. Empresas patrocinadoras poderão desenvolver a sua própria publicidade em torno do projeto.

O projeto está orçado inicialmente em R$ 990.374,00, valor que pode ser dividido em cotas de participação entre as empresas ou pessoas físicas interessadas. Para captar os recursos, foi aberta no Banco do Brasil, agência 29262, a conta corrente 0238937.

Mais detalhes sobre o projeto no site www.lions.org.br/filarmonicalions; ou com Rudy Neves f (41) 9181-0088; filarmonica@lions.org.br