Lideranças da classe contábil reúnem-se no CRCPR

As principais lideranças da classe contábil paranaense reuniram-se, no último dia 21, à tarde, na sede do CRCPR, para a reunião da Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar e a intersindical. Presentes a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta, o vice-presidente do CRCPR Marcos Rigoni de Mello, presidente da Comissão Intersindical; o presidente da Fecopar Divanzir Chiminacio, o presidente do Sescap-PR Mauro Kalinke, diretores da Fecopar, presidentes e diretores dos 17 sindicatos de contabilistas do estado, além de convidados, entre os quais, o novo presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza.

A presidente do CRCPR aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço das ações e programas que o CRCPR vem desenvolvendo. Ela esteve recentemente falando sobre O Ano da Contabilidade, na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Municipal de Curitiba, destacando a evolução da profissão contábil no país e sua relevância hoje para as empresas e órgãos públicos, principalmente depois da harmonização das normas contábeis brasileiras às internacionais. Relatou também sobre o impacto do Primeiros Passos, muito bem recebido pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e jovens profissionais. O projeto foi criado para orientar esses segmentos.

Entre os presentes, Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR; o vice-presidente do CRCPR Marcos Rigoni de Mello, presidente da Comissão Intersindical; o presidente da Fecopar Divanzir Chiminacio, o presidente do Sescap-PR Mauro Kalinke, diretores da Fecopar, presidentes e diretores dos 17 sindicatos de contabilistas do estado, além de convidados, entre os quais, o presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza.

O programa de educação continuada do CRCPR, o +Saber Contábil – disse Lucélia - vem atuando em duas frentes: cursos à distância, que, para serem realizados, basta que o interessado tenha um computador com internet, e cursos presenciais. Na primeira modalidade, os cursos estão o tempo todo disponíveis; e, paralelamente, foram oferecidas, desde o início do ano, centenas de vagas gratuitas. Já os presenciais são realizados nas principais cidades paranaenses. Somente dois deles, já concluídos - “Novas Normas Brasileiras de Contabilidade segundo os padrões internacionais (IFRS) e “Atualização previdenciária e desoneração da folha de pagamento” – tiveram cerca de 3 mil participantes, o primeiro em 35 cidades e o segundo em 47. Este último será retomado a partir de 24 de junho, em Jacarezinho, Bandeirantes (25), Londrina (26), Apucarana (27), Ivaiporã e dia 25 de julho em Santo Antônio do Sudoeste. E para o mês de julho está programado o curso “Sistema Público de Escrituração Digital - ICMS/IPI”, em 34 cidades do estado.

A presidente fez ainda uma breve prestação de contas da 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, com cerca de mil participantes, no mês de maio, em Foz do Iguaçu, agradecendo o esforço de todos que contribuíram para o sucesso do evento.

Comentários sobre atividades do CRCPR foram feitos também pelo presidente da Comissão Intersindical e vice-presidente do Conselho, Marcos Rigoni de Mello. Ele pediu o apoio dos dirigentes sindicais para divulgar a campanha de recadastramento dos contabilistas que vem sendo feita há meses. A atualização dos dados é importante e obrigatória; no entanto, muitos profissionais ainda não a fizeram ficando em situação pendente perante o CRC conforme a Resolução CFC 1.404/12, sendo impedidos de emitir decore, inscrever-se em evento, curso, treinamento, promovidos pelo CFC/CRCS, e de votar, lembrando que esse ano terá eleições para renovação do Conselho.

Participaram da reunião as principais lideranças da classe contábil no estado ligadas à Federação dos Contabilistas do Paraná e à Comissão Intersindical.

Reunião da Fecopar

A maior parte da reunião da Fecopar foi dedicada a questões administrativas e gerenciais, merecendo destaque a quitação da sede onde a federação funciona em Curitiba. O presidente Divanzir Chiminacio informou que os sindicatos devem enviar até 31 de julho a lista dos seus indicados a receberem os prêmios de Contabilista do Ano e Dirigente Sindical em Destaque. As ações para realização do Jocopar, por sua vez, estão encaminhadas. Os jogos esse ano serão no litoral paranaense. Já os Jogos Brasileiros dos Contabilistas – Jocobras, em 2014, serão em Maringá, em data diferente da Copa do Mundo, a ser definida. A próxima reunião da Fecopar ficou agendada para o dia 30 de agosto.