Leia a nova edição da Revista do CRCPR

No link Revista do CRCPR Edição 164 está disponível para leitura, pesquisa e download a edição 164 da Revista do CRCPR, trazendo os artigos “Convergência às normas internacionais de contabilidade: uma análise sob a perspectiva dos profissionais contabilistas”; “Incentivos à inovação de processos, pesquisa e desenvolvimento em contabilidade”; “Ativo intangível: sua representação nas empresas de capital aberto” e “Ética motivacional contábil: uma abordagem atual”.

No editorial, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, faz algumas reflexões sobre a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, destacando que “A valorização da profissão contábil, em nosso país, se acentuou, mais recentemente, com a convergência das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional, processo desencadeado paralelamente ao grande avanço da informática”. Segundo ela, o principal objetivo da campanha “é justamente superar equívocos e sublinhar, de uma vez por todas, a essencialidade da atividade contábil para o desenvolvimento do país”.

Artigos

No primeiro artigo, Luciano Gomes dos Reis, Leila Sayuri Shimamoto e Rafael Alcântara Barrios tematizam a Lei 11.638/2007 que impôs os padrões internacionais de contabilidade ao Brasil, fazendo análise sob a ótica dos profissionais da contabilidade. O estudo constata que a maioria absoluta dos profissionais tem conhecimento do processo, mas julga que ele está mais relacionado a questões formais do que a aspectos conceituais.

No segundo artigo, Othon de Andrade Filho define o que é inovação, pesquisa e desenvolvimento, traz algumas ideias inovadoras aplicáveis às empresas de terceirização contábil para ilustrar os objetos de financiamento das linhas de crédito em pauta aplicados à profissão.

No estudo “Ativo intangível: sua representação nas empresas de capital aberto”, André Luiz Comunelo, Lucio Federico Marcon e Ana Paula Thiesen procuram demonstrar como as empresas de capital aberto estão apresentando, classificando e mensurando os ativos intangíveis em seus demonstrativos financeiros depois do surgimento da Lei 11.638/07, em que este subgrupo passa a ser exigido no Balanço Patrimonial das entidades.

Já em “Ética motivacional contábil: uma abordagem atual”, Juliana Pinto e Nelito Antonio Zanmaria identificam os fatores que motivam os profissionais da área contábil a seguirem o Código de Ética do Contador e a ter atitudes éticas, mesmo que as mesmas não estejam previstas no Código.