Na manhã de sexta-feira, 28 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou sua 1386ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, e contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões e profissionais da contabilidade, além dos conselheiros representantes do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aguinaldo Mocelin e Maurício Gilberto Cândido (online), além da presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Nilva Amalia Pasetto

Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos, aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor e votação da mudança das datas das Plenárias de abril para 27 e 28, e maio para 8, em função da mudança do calendário das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. O presidente Laudelino relatou ainda a receptividade demonstrada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aos diversos projetos do CRCPR nas áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, em visita realizada por comitiva do Regional no dia 7 de fevereiro, para participação no programa CFC em Um Dia.

Novos programas

Mantendo um intenso ritmo de criação de novos projetos, o Plenário aprovou a resolução CRCPR nº 856/2023, que institui o Programa "Por Dentro do CRCPR".

Convidaremos para participar do" Programa Por Dentro do CRCPR" lideranças que contem com o reconhecimento da comunidade contábil em suas regiões para conhecer melhor a atuação do CRCPR, promover o entendimento nosso papel, nosso modo de atuação e os programas que desenvolvemos. O objetivo é que esses formadores de opinião compartilhem as informações e aprendizados com suas bases, levando a classe contábil a interagir mais com o Conselho e usufruir dos serviços que oferecemos", explicou o presidente Laudelino.

O programa permite que até oito profissionais da contabilidade participem anualmente de reuniões regimentais e atividades do CRCPR. A comissão responsável pela gestão do programa será coordenada pelo conselheiro Danilo Alves Grani, com a participação do diretor superintendente Gerson Luiz de Macedo e do gerente operacional Mauricio Ostrowski Junior.

A seguir, os conselheiros aprovaram a  Resolução CRCPR nº 857/2023, que institui o Programa Autor Parceiro. Realizado em parceria com a ACCPR, o programa possibilitará que autores e coautores de livros publicados de interesse da profissão contábil candidatem-se à transformação dos conteúdos em palestras gratuitas, a serem realizadas pelo CRCPR em eventos virtuais ou presenciais.

"Recentemente eu me reuni com o presidente Laudelino para falar dos planos da ACCPR neste início de mandato e, coincidentemente, um dos projetos que eu tinha para apresentar dizia respeito à realização de um trabalho com autores de livros na área contábil. Quando ele me falou do Autor Parceiro, na mesma hora eu confirmei o total apoio da nossa Academia", contou Nilva.

Em breve o CRCPR disponibilizará em seu site uma área exclusiva para os interessados submeterem suas obras. Clique aqui para conhecer os detalhes do Programa Autor Parceiro.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem e a
presidente da ACCPR, Nilva Amalia Pasetto, assinam o termo
de cooperação do Programa Autor Parceiro.
Nilva comenta a coincidência de propostas das duas entidades
que deram origem ao Programa.

Novo delegado representante

Tomou posse também durante a sessão o novo delegado representante do CRCPR na região de Cornélio Procópio, contador Madison Luiz da Silva Guilherme. Ele foi apresentado pelo vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, que destacou seu envolvimento com a classe contábil da região.

"Agradeço a confiança que vocês estão depositando em mim para desempenhar essa função e me comprometo a realizar o melhor dos meus esforços para desenvolver um excelente trabalho", disse o delegado após a assinatura do termo de posse.

A seguir o presidente Laudelino Jochem fez uso da palavra para desejar ao novo delegado, muito sucesso

Homenagem

Grandes emoções afloraram no momento da homenagem ao profissional da contabilidade Adair Franco Foggiato. A indicação partiu de um de seus filhos, Elton, que trabalhou por um breve período na área de Comunicação do CRCPR como terceirizado. O exemplo dele, que está na profissão não há 50, mas há 70 anos, levou todos a refletirem sobre suas trajetórias profissionais. Aos 91 anos de idade, ele continua em plena atividade e fez uma breve pausa no preenchimento das mais de cem declarações de imposto de renda que ele tem para finalizar até 31 de maio para vir ao CRCPR receber este singelo louro pela sua conduta e contribuição.

Estiveram presentes, além de funcionários de seu escritório, quatro gerações da família, incluindo sua bisneta de apenas três meses. Leia a matéria completa clicando aqui.

Próxima reunião

As reuniões regimentais de maio acontecem excepcionalmente em dia único, na próxima segunda-feira (8) em virtude do prazo de entrega do IRPF 2023. A Plenária terá início às 13h30, na sede do CRCPR.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.