Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias




Na sexta-feira (27), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou sua 1380ª Reunião Plenária. A principal pauta foi o lançamento da Escola de Formação de Lideranças e da Escola Técnica Básica do CRCPR. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, e contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, ex-delegados representantes, coordenadores e integrantes de comissões e profissionais da contabilidade, além da presidente do IPMCont, Ana Cláudia Serrato Kruger, do conselheiro representante do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aguinaldo Mocelin, da coordenadora de projetos in company da Escola de Negócios da PUCPR, Daniele Farfus, e do contador Evarley dos Santos Pereira, instrutor das aulas da primeira temporada da Escola Técnica Básica.

No início dos trabalhos, o presidente Laudelino deu posse ao conselheiro suplente Dilson José Vaz, que substituiu o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Júnior. 

Foram discutidos também os Encontros de Delegados Representantes do CRCPR e de Coordenadores de Comissões Temáticas do CRCPR, ambos programados para março. O primeiro será no dia 9, em Foz do Iguaçu, e o segundo, nos dias 16 e 17, em Paranaguá, ambos visando aprimorar estratégias e habilidades desses profissionais que, voluntariamente, contribuem para ampliar a efetividade e a abrangência das ações do CRCPR.

Outros importantes temas em pauta foram a retomada dos eventos do programa CRCPR em Sua Região, nos dias 15 (em Castro) e 16 de fevereiro (em Ibaiti e Telêmaco Borba), as gravações de novos episódios do Fiscalizações em Debate, a intensificação da divulgação dos certificados digitais gratuitos e o planejamento de ações do programa Contabilistas Inspiradores.

O ex-vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin, que atualmente representa o Paraná no Plenário do CFC, exaltou o ineditismo e a qualidade das inciativas do Regional, amplamente reconhecidas pelos integrantes da autarquia federal.

O presidente Laudelino Jochem entrega o termo de posse ao conselheiro suplente Dilson José Vaz
Nelinho Kukla, vice-presidente de Desenvolvimento Regional, fala sobre a retomada do CRCPR em Sua Região.
O conselheiro Luiz Cláudio Brunetto explica os objetivos da comissão que será instituída para tratar da Contabilidade Rural.
Aguinaldo Mocelin, conselheiro representante do CRCPR junto ao CFC.

Lançamentos

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, apresentou os dois novos produtos do portfolio do CRCPR: a Escola de Formação de Lideranças e a Escola Técnica Básica, ambos lançados em janeiro com estrondoso sucesso. 

Em pouco mais de três semanas, a Escola de Formação de Lideranças - projeto de longa duração criado em parceria com a PUCPR -, que visa ao desenvolvimento de competências comportamentais (soft skills), já está com vagas esgotadas.

"Começamos esse projeto cogitando 80 vagas, e acabamos com um curso de altíssimo nível que vai abranger, já na primeira turma, cerca de 2 mil pessoas", comemorou o presidente Jochem.

Convidada para participar do lançamento oficial do projeto, Daniele Farfus enalteceu a pareceria entre as duas entidades e agradeceu, em nome do reitor da PUCPR, Irmão Rogério, e do decano Prof. Bruno Henrique Fernandes, pela confiança depositada na universidade.

"Estamos associando duas logos extremamente importantes e relevantes para o desenvolvimento social do Paraná", disse, referindo-se ao CRCPR e à PUCPR. Em seguida, destacou que o líder atrai as pessoas, inspira, com todas as competências técnicas, mas também por meio das nossas competências sociais e relacionais, as soft skills. "Estamos trabalhado um ciclo de dez encontros que abordam justamente essas competências complementares para essas lideranças que estão envolvidas nas atividades do CRC Paraná, e a nossa expectativa é muito grande. Quando o Michel nos passou uma estimativa de público em torno de 2 mil pessoas por palestra, nós pensamos: Uau!!! E na reunião de alinhamento que fizemos no início desta semana, já estávamos com a quase totalidade das vagas preenchidas", comemorou.
Michel Melhem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional.
Daniele Farfus, coordenadora de projetos "in company" da Escola de Negócios da PUCPR.
Evarley dos Santos Pereira, instrutor das aulas da primeira temporada da Escola Técnica Básica.
Mário Elmir Berti, ex-presidente da Fenacon.

Na sequência, Michel apresentou dados sobre a estreia da Escola Técnica Básica, ocorrida na última terça-feira, que contou com quase 500 participantes simultâneos. 

"O objetivo é proporcionar uma ferramenta de aprendizado para profissionais que estão entrando no mercado de trabalho, para que se qualifiquem para realizar as rotinas mais corriqueiras dos escritórios contábeis. A dificuldade de encontrar pessoas qualificadas é uma das principais dores dos empresários contábeis, segundo levantamento realizado pelo CRCPR no ano passado, e este spin-off da Escola Técnica foi criado para atender a essa demanda", concluiu.

O presidente Laudelino contou que a diretoria e a equipe do CRCPR vêm se reunindo regularmente para avaliar a qualidade dos cursos e palestras, sejam lives ou conteúdos gravados, para garantir que cada material disponibilizado tenha qualidade superior aos anteriores.

"Podem ter certeza de que, se algum conteúdo for considerado insatisfatório, não hesitaremos em descartá-lo, pois o contabilista que se dispõe a dispender tempo assistindo a um evento para se atualizar deve ser respeitado, por meio da entrega de conteúdo útil, que possa agregar valor ao seu desempenho profissional", disse.

O instrutor Evarley dos Santos Pereira comentou que viaja por todo o Brasil ministrando cursos e palestras e que desconhece inciativas como a Escola Técnica Básica, dados seu alcance e a relevância do conteúdo.

Convidado

O contador Mário Elmir Berti, que militou em entidades contábeis - incluindo o CRCPR - por mais de 30 anos, tendo presidido entidades de envergadura nacional como a Fenacon, foi convidado pelo presidente Laudelino a tomar assento à mesa do Plenário, junto aos conselheiros.

"Minha história no CRCPR teve início pelas mãos do saudoso presidente Gilberto Nassif", comentou. Prosseguiu enaltecendo os projetos e a atuação da atual gestão do Regional.

Homenagens

O vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, explicou que, por força de diretrizes estabelecidas pelo CFC, em face da diminuição da demanda por atividades presenciais junto às representações dos CRCs, os profissionais da contabilidade da Região Metropolitana de Curitiba passaram, desde dezembro último, a ser atendidos pela sede da entidade na Capital. Desse modo, encerrou-se o ciclo de representação da autarquia pelos delegados de São José dos Pinhais, Alexandre Berti, Campo Largo, Antonio Cândido Carvalho, Araucária, Edson Luiz Marcondes Maraschin e Colombo, Kelly Menegari, que foram homenageados pelos serviços voluntários prestados ao CRCPR e à classe contábil de suas localidades pelo período de 2018 a 2022.


A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece em Curitiba, no dia 24 de fevereiro, a partir das 8h.


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.