Lançada hoje, no CFC, campanha por transparência nas eleições 2012

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) lançaram, na manhã desta quinta-feira (28), a campanha Transparência nas Prestações de Contas Eleitorais, com a assinatura de um Protocolo de Intenções. A presidente do CRCPR Lucélia Lecheta e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo participaram da solenidade, no auditório do CFC, juntamente com todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), conselheiros e vice-presidentes do CFC e representantes dos CRCs que participam do Seminário de Transparência nas Prestações de Contas.

O objetivo é promover legalidade e transparência nos gastos e na prestação de contas das campanhas eleitorais e ainda estimular a sociedade a acompanhar a arrecadação de receitas e despesas de candidatos, partidos políticos e comitês eleitorais. A iniciativa do CFC em parceria com os CRCs, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e suas regionais visa a aprimorar o processo eleitoral no Brasil.

A apresentação da campanha coube ao presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro e ao presidente da CFOAB, Ophir Cavalcante. Dentro da solenidade ocorreu o lançamento do livro “Partidas Dobradas, Eleições 2012: Contabilidade Necessária”, do contador José João Appel Mattos e dos advogados Bruno Mendes e Davi de Oliveira Rios.

A finalidade é discutir e disseminar os princípios éticos, legais e contábeis para que tenhamos eleições limpas em todo o Brasil. trazendo o conhecimento da linha de atuação da Justiça Eleitoral.

Entre as ações está prevista a realização de seminário sobre prestação de contas eleitorais com a meta de capacitar mais de dez mil profissionais que trabalham direta e indiretamente com o processo de eleições, entre eles contadores, advogados, administradores financeiros de campanhas eleitorais, candidatos a prefeitos e vereadores, bem como representantes de comitês financeiros e partidos políticos.

O livro “Partidas Dobradas – Eleições 2012 – Contabilidade Necessária” está disponível para download no site do CFC. Clique aqui.