Jucepar realiza o IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realiza entre os dias 28 e 30 de outubro, em Curitiba, o IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial. O objetivo do evento promover o aprimoramento e a troca de experiências entre vogais e relatores de processos da sede e das agências regionais da Jucepar, discutindo os temas mais atuais do registro empresarial, além de sanar dúvidas com os técnicos da casa e palestrantes convidados.

A quarta edição do evento contará com número recorde de agências participantes, 65 no total. Como já ocorreu nas edições anteriores, são convocados a participar do seminário os relatores de processos, o colegiado de vogais, procuradores, advogados e servidores ligados à área do Registro Empresarial na sede da Jucepar.

A programação do evento inclui palestras sobre Registro Público de Empresas, Falsificação do Registro de Firmas, operação da Receita Federal, entre outras. O programa Empresa Fácil Paraná, que faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Jucepar, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (REDESIM), também será tema de palestra durante o seminário. A intenção é que relatores, vogais e demais profissionais ligados à área de Registro Empresarial estejam atualizados sobre a implantação do programa Empresa Fácil. “O Empresa Fácil configura uma nova realidade do registro empresarial, que deve agilizar aberturas, alterações e baixas de empresas em todo o Estado, com redução de custos e maior velocidade, e é de extrema importância que os profissionais convidados estejam a par de todo esse processo”, destaca Ardisson Akel, presidente da Jucepar.

Com a implantação do programa Empresa Fácil Paraná, a Jucepar assumiu novas responsabilidades, passando a ser a porta única de entrada dos dados para o registro empresarial. O programa está agora na fase de implantação do software de integração, para o qual, estão sendo sensibilizadas, treinadas e integradas, todas as prefeituras do estado do Paraná. Hoje, mais de 190 municípios já se encontram conectados com a Junta Comercial do Estado. Assim, todo o processo de consulta de viabilidade, emissão de alvará e registro como contribuinte municipal, está sendo feito automaticamente, por meio da transmissão de dados pela autarquia.

A Jucepar também implantou um sistema de fila única de análise de processos, ou seja, todos os relatores do interior do estado, além dos vogais e relatores da capital, estão trabalhando na análise dos processos. Por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Receita Federal, nos 398 municípios do Paraná, com exceção da capital, é a Junta Comercial que emite o CNPJ. E, em breve, fornecerá também a inscrição estadual. A Jucepar já está integrada também com a Vigilância Sanitária e as integrações com os demais órgãos de licenciamento, como Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente, estão em andamento.

"Esperamos que esse evento possa trazer mais padronização aos critérios de análise dos processos de registro empresarial entre os relatores, vogais e todos os demais envolvidos. Cada relator tem um estilo de trabalho e no sistema antigo, com atendimento regionalizado, os contabilistas preparavam os documentos de acordo com as particularidades do relator. Com o sistema de fila, em que os relatores podem receber para análise processos de qualquer região do estado, a padronização de critérios é mais importante que nunca para a classe contábil e empresários, pois ajudará a dar mais celeridade aos processos e evitar retrabalho para os contabilistas", diz a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta.

O evento acontece no auditório da Fecomércio – PR, Rua Visconde do Rio Branco, 731, 7º andar, Centro, Curitiba.