Jucepar presta contas sobre implantação Empresa Fácil em reuniões com entidades contábeis

Entidades representantes da classe contábil paranaense participaram de duas reuniões com representantes da Junta Comercial do Paraná (Jucepar)

No primeiro encontro (sexta-feira, 11), que contou com a participação do presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; da presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; do presidente do SESCAP-PR, Mauro C. Kalinke; do superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, Luiz Fernando Favaro Busnardo; do presidente, do vice-presidente e da e a secretária geral da Jucepar, Ardisson Akel , Valdir Pietrobon e , Libertad Bogus; do presidente do SESCAP-Londrina, Jaime Junior Silva Cardozo, além de presidentes e diretores de sindicatos de contabilistas do estado do Paraná, presidente da Jucepar fez uma apresentação com números de atendimento e deu detalhes do processo de inovação e modernização pelos quais a Jucepar está passando para operar a Rede de Simplificação do Registro Empresarial – REDESIM, através do Empresa Fácil. Akel explicou que o processo de integração entre todos os órgãos envolvidos (Receita Federal e Estadual, Prefeituras, entre outros) é muito complexo e que a Junta Comercial está aperfeiçoando o processo que visa simplificar e desburocratizar aberturas e alterações de empresas no Paraná.

Já no dia 14 (segunda-feira), as entidades contábeis foram convidadas a participar (14) da reunião plenária do colégio de vogais da Jucepar. Além dos vogais e do presidente da Jucepar, estiveram presentes o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke; da FECOPAR, Divanzir Chiminacio; e os vice-presidentes da Jucepar, Valdir Pietrobon e, do SICONTIBA, Dirceu Tadeu Vaz.

"Esperamos que as mudanças e modernização pelas quais a Junta passa diminuam a burocracia para classe contábil, melhorem o empreendedorismo e aumentem o desenvolvimento do estado", Chiminacio. "A Jucepar precisa melhorar sua estrutura e instalações físicas, e ainda triplicar a quantidade de colaboradores em vista da demanda", enfatizou.

O presidente do SESCAP-PR reconheceu a importância do diálogo entre as entidades e a autarquia, mas aproveitou a oportunidade para reforçar uma demanda dos empresários contábeis: "Falta uniformidade no critério utilizado pelos relatores da Junta para julgar os processos". Segundo ele, um mesmo processo é julgado de maneira diferente por um segundo relator e a uniformização proporcionará a tão necessária agilidade.

Para o presidente da Junta, Ardisson Akel, "esta parceria, troca de ideias e sugestões são muito importantes porque os contadores são os maiores usuários da Junta".

Entidades contábeis criam espaço exclusivo para atendimento à classe no prédio da Jucepar

Ainda no dia 14, aconteceu a inauguração do Espaço do Empresário Contábil, uma sala destinada a atender contabilistas dentro da sede da Junta Comercial do Paraná em Curitiba, iniciativa das entidades contábeis que visa prestar um atendimento de melhor qualidade aos usuários da Junta Comercial. No espaço cedido pela Jucepar, o atendimento será prestado por uma funcionária mantida pelo SESCAP-PR, que fornecerá aos usuários orientações e informações relativas ao sistema online Empresa Fácil para abertura, alteração e extinção de empresas.

O vice-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, saudou a iniciativa: “Sabemos que parte dos problemas que têm ocorrido se dá pela carência de pessoal. Esperamos que esta iniciativa contribua para agilizar os processos e melhore o atendimento aos contabilistas”.

A partir da esquerda, Dirceu Vaz (Sicontiba) Marcos Rigoni de Mello (CRCPR), Mauro Kalinke (Sescap-PR), Valdir Pietrobon (Jucepar), Divanzir Chiminacio (Fecopar) e Ardison Akel (Jucepar).