Jucepar já emite 1 em cada 4 certidões pela internet

Serviço, lançado em dezembro, completa cinco meses com a emissão de mais de 30 mil certidões empresariais no Paraná.

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) já emite 26% das certidões empresariais pela internet. O balanço dos cinco primeiros meses de disponibilidade do serviço, lançado em dezembro de 2013, indica que foram expedidos 30.600 documentos neste período, o equivalente a 306 certidões fornecidas por dia útil.

Antes, para ter acesso a uma certidão empresarial, o interessado precisava se dirigir a uma unidade da Jucepar. Mesmo com a consolidação da certidão digital, a versão impressa continua disponível aos interessados. As certidões empresariais servem para atestar, por exemplo, a composição acionária de uma empresa, o seu capital social, quem são seus legítimos administradores, entre outras informações.

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, a adesão do público à certidão digital tem crescido gradativamente, ressaltando a importância dos serviços disponíveis pela internet. "Acreditamos que é possível facilitar a vida do empresário e estamos empenhados em desburocratizar outros serviços, como já fizemos com a consulta de viabilidade e reserva de nome", observa.

Como emitir uma certidão via web
Para ter acesso às certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor, o usuário deve fazer um cadastro no site da Jucepar, informando o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), que é o código de legalidade da empresa na Junta Comercial.

Entretanto, o empresário que não souber o número do NIRE pode realizar a pesquisa na página inicial do site da Junta. Após a confirmação dos dados, será emitido um boleto para pagamento em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou mesmo pela internet. Com a confirmação do pagamento, a certidão é enviada diretamente ao e-mail do usuário, que tem sua validação por meio da Certificação Digital. Além do serviço pela internet, as certidões continuam sendo expedidas nas agências da Jucepar, como tradicionalmente.

Hamilton Zambiancki Junior
Assessor de imprensa