Jucepar destaca desafios e apresenta relatório de atividades

Reunião plenária da Junta Comercial do Paraná, dia 25, 16h30, com a participação de representantes da classe contábil.

Em reunião plenária aberta à participação de entidades da classe contábil, segunda-feira, 25, o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, fez uma explanação sobre os avanços e desafios do órgão, reforçando o anúncio da contratação de pessoal, apresentando relatório das atividades, segundo o qual, no ano passado, a Jucepar formalizou 129.345 empresas, fez 129.562 alterações e 37.643 extinções. Na sua avaliação, “a Jucepar está crescendo mesmo sem aumento de pessoal e de orçamento”.

Além da participação dos vogais e do vice-presidente, Valdir Pietrobon, estavam presentes, como convidados, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni de Mello, o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, e o vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Federação dos Contabilistas do Paraná, Luiz Fernando Martins Alves.

Jucepar: Relatório de atividades

Antes de mostrar números, Akel comentou sobre o desafio que assumiu de implantar o Empresa Fácil, como parte da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios), chamando para a Jucepar a responsabilidade de modernizar, inovar e agilizar o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas, no Paraná, por meio da integração dos órgãos envolvidos com a formalização de empresas – as prefeituras, a Receita Federal e a Receita Estadual. Ele afirma que nem todos os problemas são por culpa da Junta. Há, por outro lado, hábitos dos usuários que precisam ser superados, como buscar serviços do órgão próximo do horário de fechar, ir pessoalmente solicitar um serviço, uma certidão, por exemplo, que pode ser emitida pela internet; não ler as orientações disponíveis no site, etc.

Avanços

Entre as notícias que prometem avanços, Akel ressalta a contratação de pessoal por meio do processo de seleção simplificada para o preenchimento de 60 vagas, a realização de concurso para contratação de 80 funcionários, a instalação de um posto do Banco do Brasil na sede da Jucepar, facilitando o pagamento de guias. O Espaço do Empresário Contábil, na sede, também pode ser utilizado para solução de dificuldades entre contadores e vogais. Orientações e atendimento aos profissionais da contabilidade (somente a esses, não pode ser a office boy) são feitos a partir das 9h por uma secretária que repassa as dúvidas aos vogais.

Na opinião do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni (direita), a abertura da Jucepar para que os usuários conversem com os vogais pode resolver muitos problemas.

A grande novidade, no entanto, na opinião dos presentes, é a identificação, pelos usuários, dos relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos e a possibilidade de conversarem, solucionando os entraves. “Isso é imprescindível”, afirma Mauro Moreschi; “abrir o contato direto com os vogais é extremamente importante”, acrescenta Marcos Rigoni. Para o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o pior já passou. A relação com os relatores vai melhorar muito esse relacionamento. Basta fazer um pleito junto à Receita Federal para resolver as alterações e as pessoas também colaborarem desenvolvendo novos hábitos quanto a horários e uso dos serviços online.