Jucepar anuncia contratação de pessoal para reforçar seus quadros

Entidades voltam a cobrar celeridade na implantação do Empresa Fácil

A primeira reunião plenária do Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) de 2016 foi presidida pela secretária de Estado da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, na última segunda-feira (17), na sede da entidade, em Curitiba.

No papel de secretário-geral do Conselho de Administração, o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, conduziu a prestação de contas do ano de 2015, que consistiu na apresentação do relatório econômico, financeiro e administrativo da entidade.

Os conselheiros, que representam as principais entidades empresariais e profissionais do Paraná, discutiram o andamento e os gargalos da implantação do programa Empresa Fácil Paraná, que opera a Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim) no estado, além da possível aquisição de uma nova sede para a Junta Comercial. As entidades, em especial as que representam a classe contábil, uma vez mais cobraram do órgão celeridade na solução dos problemas referentes à abertura e alterações de empresas.

“A prestação de serviço da Junta Comercial é uma obrigação do Estado, que tem a responsabilidade de manter o funcionamento do órgão dentro de padrões de qualidade de viabilizem a atividade econômica das empresas”, lembrou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni, “Por isso a Jucepar precisa acelerar o processo de implantação do Empresa Fácil e resolver de uma vez por todas os problemas que estão complicando a abertura e os processos de alterações contratuais, especialmente em um momento de crise como o que atravessamos. É praticamente uma questão de sobrevivência para contabilistas e empresários”, reiterou.

Outro ponto destacado por Rigoni foi a questão do retorno do atendimento aos contabilistas em período integral, que já foi discutida outras vezes. Segundo a Jucepar, está em estudo a retomada do atendimento pela manhã com hora marcada.

Reforços

Desde o início da implantação do sistema Empresa Fácil, a Jucepar vem incorporando às suas atividades processos relacionados à integração com outros órgãos envolvidos na abertura de empresas, tais como prefeituras, corpo de bombeiros, receita federal, receita estadual, entre outros. Parte dos atrasos que vêm ocorrendo no atendimento a contabilistas e empresas deve-se ao fato de que o número de funcionários do órgão permanece inalterado, apesar do aumento das demandas. Em diversas oportunidades o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, tem relatado que vem alertando o governo do estado quanto à urgência do reforço do quadro funcional do órgão para dar conta de toda essa nova demanda. Segundo o presidente do CRCPR, a Jucepar informou durante a reunião do dia 17 que o pleito pela contratação de funcionários finalmente será atendido. “Fomos informados de que haverá em breve um processo de contratação simplificado de 60 funcionários e que haverá também um concurso público para preencher 80 vagas. Esperamos que isto ocorra o mais brevemente possível, pois ajudará a melhorar o andamento dos processos”, disse Rigoni.