Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Jovens precisam se preparar para liderar

Em qualquer segmento da sociedade, o Brasil vive uma época em que todos clamam por mudanças, mas pouca gente nova surge para liderá-las. Especialmente na política, que deveria ser o motor a criar condições para o desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento das relações sociais, tudo cheira como um porão úmido e mofado. Salvo raras exceções, as caras novas não passam de herdeiros, de sangue ou não, dos velhos lobos. Talvez isto seja fruto de um sistema viciado, que não apenas permitiu a sua perpetuação no poder, mas que vem induzindo os entrantes a se adequar ao esquema e neutralizando o ímpeto dos que tentam propor alguma mudança. De repente, um sopro de ar fresco chamado Lava-Jato entra por uma janela quebrada e começa a remexer a sujeira que estava escondida debaixo dos velhos lençóis. De cara, chama a atenção a baixa média de idade dos integrantes principal núcleo da força-tarefa da Lava-Jato – 40 anos. Além da juventude – alguns integrantes ainda sequer completaram 30 anos – chama a atenção o preparo da equipe, este, talvez, o principal diferencial em relação a outras operações que fracassaram ao tentar desmantelar a alcateia.

A lição que se tira é que, preparados, os jovens podem muito, quase tudo. Isto é o que ouviram na noite de ontem os cerca de 200 jovens profissionais da contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis de Curitiba e várias outras localidades do Paraná que compareceram ao CRCPR para participar do Seminário Jovens Lideranças Contábeis. Promovido pela Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil – CRCPR Jovem, o evento contou com palestras de dois expoentes da profissão no Paraná, Lucelia Lecheta, empresária e ex-presidente do CRCPR, tendo sido a primeira mulher a presidir a entidade, e Laudelino Jochem, também empresário, atual vice-presidente de Administração e Finanças, professor e autor de diversos livros sobre os mais complexos temas contábeis.









imagem






O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, abriu os trabalhos lembrando que os participantes são o futuro da profissão, mas que seu sucesso depende de constante preparo e atualização. “Como sabem, nossa profissão lida com questões altamente complexas, em um cenário em permanente mudança. O CRCPR está aqui para ajudar vocês nessa caminhada, oferecendo cursos e palestras para que vocês estejam com o conhecimento sempre em dia. Somente este ano mais de 25 mil profissionais já participaram desses eventos”, disse. Em seguida, a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do CFC para a região Sul, Priscila Propp, fez um pronunciamento incentivando os jovens presentes a assumir seu papel de protagonistas na profissão e na sociedade e convidou ao palco os integrantes da Comissão CRCPR Jovem.





imagem





imagem





imagem





imagem



Em seguida, Lucelia Lecheta traçou um panorama da Contabilidade no Paraná e destacou, entre os principais desafios da profissão, a falta de consciência do empresário (cliente) quanto à importância da contabilidade para o sucesso do seu negócio, as mudanças tecnológicas e conceituais – SPED e IFRS, a enorme quantidade de obrigações acessórias, a falta de reconhecimento profissional, questões quanto a remuneração, além do despreparo de alguns profissionais, cujo mal desempenho pode respingar na reputação de toda a categoria profissional. Entre as oportunidades, destacou as seguintes áreas: contabilidade eleitoral, terceiro setor, cooperativas, contabilidade pública, vagas no exterior, consultoria e avaliação de empresas.









imagem






Já Laudelino Jochem propôs uma abordagem mais comportamental, destacando, entre os aspectos que diferenciam um profissional de sucesso dos demais, a motivação, o comportamento ético, o comprometimento, a habilidade, a atitude, os valores e saber avaliar e se adaptar ao ambiente. “A vida não é uma questão de sorte, mas de escolhas”, disse. A seguir, mostrou dados da Infomoney segundo os quais a contabilidade ocupa o topo do ranking das profissões em alta em 2016.









imagem






A noite terminou com um divertido e informativo Talk Show, em que Lucelia e Laudelino, conduzidos pelo diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, tiveram um bate-papo descontraído com o público.





imagem





imagem





imagem





imagem