Jornada Norte Paranaense de Contabilidade teve palestras de representantes do CRCPR

Abrindo as comemorações dos 45 anos do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon), a Jornada Norte Paranaense de Contabilidade, que aconteceu na noite de 24 de fevereiro, no auditório do CRCPR em Londrina, teve palestras de representantes da casa sobre gestão e atitudes vencedoras.

Lucíéia Lecheta, ex-presidente do CRCPR e empresária, abriu a programação de palestras com o tema "Gestão profissional de empresas contábeis - A visão de uma mulher empreendedora", que conta um pouco sobre sua carreira de sucesso. Lucelia apresentou em detalhes os processos que implantou em sua empresa, na região metropolitana de Curitiba. "Existem diferentes formas de gerenciar. Não tem uma receita única que sirva para todos os escritórios. Cada um tem que encontrar a sua", destacou. "O importante é ter indicadores de todos os processos para que se possa ter uma boa gestão dos negócios", acrescentou. Ela também comentou as profundas mudanças que vêm ocorrendo na profissão ao longo dos últimos anos. "Estamos passando da era dos escritórios de contabilidade para a era das empresas de contabilidade, incorporando tecnologia, profissionais cada vez mais capacitados e modernas técnicas de gestão", afirmou.

Divanzir Chiminacio, presidente da Fecopar, Lucelia Lecheta, empresária contábil, e Laudelino Jochem, vice-presidente do CRCPR.

Atitude vencedora

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, professor Laudelino Jochem, autor de vários livros sobre temas contábeis, apresentou a palestra "O Segredo dos Vencedores". Com sua habitual simplicidade e descontração, iniciou a palestra lembrando que todos ali presentes eram vencedores “por terem sido concebidos".

A tônica de sua exposição foi a postura dos vencedores, que Jochem identifica com o acrônimo OPA – Objetivo, Planejamento e Atitude. Explicou que estabelecer objetivos e planejar estratégias e ações são atividades essenciais para um empreendimento bem-sucedido, mas destacou que a atitude é o diferencial que faz um profissional e uma empresa destacar-se dos demais. "A tríade do sucesso é atitude, dedicação e persistência".
Laudelino encorajou a plateia a buscar sempre conhecimento, por meio do qual se chega à realização e prosperidade.

"Foram duas palestras de alto nível, que conseguiram passar a todos a importância do profissional de contabilidade na atualidade", comentou Geraldo Sapateiro, presidente do Sincolon.

Driblando a crise

Na abertura do evento, representantes do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) apresentaram os programas Compra Londrina e ISS Tecnológico.

O primeiro, de iniciativa da Acil, é voltado para incentivo e capacitação de empresas locais para participação em compras públicas. De acordo com a representante da Acil, Valéria Furlan Sitta, o potencial de compras públicas dos 67 órgãos públicos locais é estimado em R$ 1,5 bilhão. "É um grande mercado", salientou.