João Eloi é empossado na Academia de Ciências Contábeis do Paraná

Na noite da última segunda-feira (20), a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) realizou a cerimônia de posse do contador João Eloi Olenike na cadeira de número 12, cujo patrono é o acadêmico Orlando Rodrigues Teixeira.

A solenidade aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com a presença de lideranças contábeis do estado, de amigos e familiares, entre eles o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni; o vice-presidente e coordenador do Conselho Tributário da Associação Comercial do Paraná, Airton Hack, e os diretores do IBPT, Geraldo Magela, de Tecnologia, e Glauter Moulin Coelho, de Desenvolvimento, dentre outros de igual representação.

Seguindo o protocolo, o acadêmico empossado homenageou aquele que anteriormente ocupava a cadeira de nº 12, o contador Gilberto Luiz Nassif - um dos expoentes da Contabilidade no Estado do Paraná, por seus memoráveis serviços prestados à classe. Também fez um relato de sua história pessoal e profissional, destacando as principais conquistas, entre elas, a ascensão à academia, encerrando e resumindo tudo com um poema composto especialmente para a ocasião:

O ser humano pode ter muitas qualidades
Completamente expostas em sua jornada
Mas nunca fugirá de algumas verdades
Uma delas é de que sem família e amigos
Por mais que a pessoa tente
Provavelmente não vai alcançar nada

Por isso é que me sinto vitorioso
Em águas calmas ou em tempestades
Pois tive e tenho o bem mais precioso
Grandes e muito marcantes amizades

Desde o sopro de vida inicial
Posso me considerar um sortudo
Tenho tudo que se podia almejar
Possuo ótima família, amigos, tenho tudo!

Procurei sempre levar a vida
Fazendo as coisas com dedicação
Colocando sempre em todas elas
Muita fé, muito amor e o coração!

A nossa jornada é cheia de desafios
Encarados sempre de frente
Que começam a ser vencidos
Quando os enfrentamos alegremente!

O que precisamos são oportunidades
Oferecidas em determinado momento
Para apresentarmos nossas capacidades
E demonstrar compromisso, vontade e talento!

Estava muito certo aquele jornal
Do dia do meu nascimento
Que desde aquele momento previa
Esse meu momento de alegria
Neste grande acontecimento
Obrigado a todos os presentes
Hoje eu estou na Academia!

Rigoni, que fez parte da composição da mesa de autoridades, parabenizou Olenike e destacou sua dedicação e contribuição de longa data ao Conselho e à classe contábil. "Muito nos orgulha ter em nossos quadros um profissional como o João Eloi, que há anos vem colocando seu conhecimento e sua competência profissional e acadêmica à disposição desta casa, como conselheiro e membro de comissões", disse.

Sobre o acadêmico:

João Eloi Olenike é contador pela Faculdade de Administração e Economia - FAE, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Curitiba - FDC, pós-graduado em Administração Financeira pelo Centro de Desenvolvimento de Executivos - CDE-FAE. Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT. É perito, junto a diversas varas de justiça de Curitiba, consultor, auditor e empresário na área tributária, também é coordenador de cursos online para a formação de Tributarista e Contabilidade para não contadores. Professor do módulo de Gestão Tributária nos cursos de pós-graduação de diversas universidades e outras entidades como: Sescap, INPG (São Paulo, Joinville e Blumenau), IBPT, Universidade Federal do Paraná, Facet, Universidade do Contestado, em Caçador-SC, Univel, em Cascavel-PR e Unipar, em Francisco Beltrão-PR, Umuarama-PR e Guaíra-PR, além de ministrar aulas profissionalizantes no curso de gerenciamento do Centro Europeu - Profissões e Idiomas.

Sobre a ACCPR:

A Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná foi constituída no dia 19 de julho de 1997, com a finalidade de agregar contabilistas de alto saber e ilibada reputação, que têm como premissa aperfeiçoar os fundamentos contábeis e promover o conhecimento técnico científico da área. ACC-PR é composta por 40 Cadeiras, ocupadas por renomados contabilistas do estado e, é presidida atualmente pelo contador Luiz Carlos de Souza.