Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Curso contou com mais de 400 participantes

Nos dias 23 e 24 de junho, a Receita Federal do Brasil (RFB), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), os SESCAPs Campos Gerais e Londrina, a Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR) e o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (SICONTIBA) promoveram o curso Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (SERO). No formato virtual, o treinamento contou com mais de 400 participantes e foi ministrado pelos especialistas da Receita, Rosângela Villanueva Gusi, auditora fiscal, e João Vitor Batista Kury, analista tributário. 

Para quem não pôde assistir ou deseja rever, o conteúdo já está disponível no site do SESCAP-PR! Clique aqui!

Na abertura do evento, o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, enalteceu o trabalho da Receita Federal no estado e a proximidade que mantém com as entidades contábeis no sentido de levar informações pontuais aos contadores e seus clientes. “Esta parceria com a Receita Federal vem de longa data e todos ganham com isso, porque assim conseguimos atender às demandas do setor com maior fluidez”, disse Dal Bosco. O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, destacou a parceria entre as entidades do setor contábil, que tem contribuído para o fortalecimento do setor. “Essa proximidade, essa parceria na realização de eventos voltados à classe contábil, demonstra maturidade das entidades e nos torna mais fortes frente às demanda da classe contábil”, disse. Os delegados da Receita Federal Marcos Vinícius Rinaldi e Marcos Wanderley e o superintendente adjunto Eriton Oliveira também participaram da abertura do evento.

O SERO substituiu, a partir de 1º de junho, a Declaração e informações sobre Obra (DISO), e foi instituído por meio da Instrução Normativa RFB Nº 2027 de 2021, que dispõe sobre a inclusão desse serviço no Centro Virtual de Atendimento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (e-CAC). Essa mesma IN também incluiu no e-CAC a DCTFWeb Aferição de Obras. A Instrução Normativa RFB Nº 2027 de 31/05/2021 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 1º/06/2021 e entrou em vigor em 1º de junho de 2021.

Fonte: SESCAP-PR