Assista agora ao evento gratuito que foi transmitido no dia 21 de maio!

No último dia 21 de maio, a Comissão Especial de Valorização Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) promoveu a live Gestão por Processos. O evento, transmitido pela TV CRCPR (YouTube), teve a abertura institucional conduzida pela vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Denise Maria de Oliveira. Após dar as boas vindas aos participantes, Denise passou a palavra à moderadora, a conselheira da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina da autarquia, Elisete Ferreira de Carvalho, que também coordena a comissão organizadora do evento.

"A Rosangela e o Ricardo possuem uma grande bagagem profissional e acadêmica sempre apresentam ideias e informações muito pertinentes nas reuniões da nossa comissão. Todos os integrantes concordaram que seria importante criarmos uma oportunidade para eles compartilharem esses conhecimentos com os profissionais da contabilidade do nosso estado, razão pela qual decidimos realizar esta live", disse Elisete.

"Vemos que os processos são de extrema importância para as empresas e trazem visão de negócios, ajudando assim a obter melhores resultados", complementou a moderadora, ao passar a palavra à palestrante Rosângela, que conduziu a primeira parte da apresentação.

"O que não é medido, não pode ser controlado", disse Rosângela no inicio de sua fala, citando o teórico da Qualidade Total William Deming e destacando a importância de conhecer detalhadamente cada etapa do trabalho desenvolvido pela empresa para poder implementar controles eficientes, que possibilitem adequar custos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e melhorar o desempenho do negócio.

Ricardo, por sua vez, concentrou sua apresentação nas rotinas das áreas de Compras, Faturamento, Vendas, RH e Financeiro, sempre buscando demonstrar que grandes melhorias podem ser feitas sem grandes investimentos, aproveitando as potencialidades de software e sistemas que a grande maioria das empresas de Contabilidade já possuem, como ferramentas do pacote Office e dos softwares contábeis. Segundo ele, além de organizar, é muito importante documentar os processos, para que a informação não se perca na rotina da empresa. Outro ponto importante é estabelecer um fluxo de comunicação bem estruturado entre as áreas. Rosângela destacou ainda a necessidade de cada vez mais o profissional da contabilidade voltar-se para o uso da inteligência artificial para se desvencilhar de tarefas burocráticas e repetitivas, liberando tempo para dar mais atenção aos clientes e realizar atividades que agregam mais valor. "Quero que você analisem agora a contabilidade como o centro de tudo. A contabilidade é o cérebro-mãe de todas as empresas", sintetizou Rosângela.

Para quem não pôde participar ou para quem quiser rever os conceitos e experiências apresentadas, a gravação está disponível na TV CRCPR e pode ser acessada clicando na imagem abaixo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.