Com o sucesso da ação realizada na última sexta-feira (29/4), na Boca Maldita, em todos os sábados do mês de maio - dias 7, 14, 21 e 28, das 12 às 20h, no Jockey Plaza Shopping -, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) dará continuidade à campanha DOA Curitiba! A ação visa o incentivo à destinação de imposto de renda devido por pessoas físicas a projetos sociais que beneficiam a comunidade local. Desta vez, a ação acontece em parceria com o próprio shopping, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) e com o UniBrasil Centro Universitário.

"Escolhemos os sábados, que são os dias de maior movimento no shopping, para prestar esclarecimentos sobre a destinação de imposto de renda devido a projetos sociais à população, ampliando o número de pessoas que poderemos impactar", informou Narciso Dóro Júnior, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR.

O programa da Receita Federal para declaração de ajuste anual permite que o contribuinte que opta pelo modelo completo destine até 3% do imposto devido aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) e, desde 2020, até mais 3% para os Fundos da Pessoa Idosa (FPI), respeitando o limite total de 6% que podem ser destinados ao longo do ano.

"Na ficha Doações, o próprio programa calcula o valor que o contribuinte pode destinar para cada tipo de fundo, sendo necessário apenas escolher se deseja destinar para fundos federais, estaduais ou municipais. Depois é só gerar o DARF -Documento de Arrecadação de Receitas Federais - e pagar até o vencimento. Isto não quer dizer que o contribuinte vai ter que colocar a mão no bolso, porque o valor é descontado do imposto devido", esclarece o coordenador da comissão estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), o conselheiro do CRCPR Francisco Savi.

Segundo dados da Receita Federal, em média apenas 5% do potencial de destinação são efetivados pelos contribuintes paranaenses.

"Além de ações junto à população, também fazemos um intenso trabalho de comunicação junto aos profissionais da contabilidade, para que incentivem seus clientes a fazerem a destinação ao preencher as declarações. Isto é de fundamental importância para que parte do imposto que pagamos seja revertido diretamente para o benefício da nossa comunidade”, reforça o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "Convidamos a todos para conhecer mais sobre este assunto e tirar dúvidas ao longo dos próximos sábados, no Jockey Plaza Shopping", finaliza.

Serviço:

DOA CURITIBA! Ação de conscientização sobre a destinação de até 6% do IRPF devido a projetos sociais locais

Datas: Sábados - 7, 14, 21 e 28 de maio de 2022

Horário: das 12 às 20h

Local: Jockey Plaza Shopping - R. Konrad Adenauer, 370 - Tarumã, Curitiba - PR

Realização: CRCPR, APACN, Jockey Plaza Shopping e UniBrasil Centro Universitário

Reprodução permitida, desde que citada a fonte