O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo está com dois novos projetos que podem ser beneficiados com doações de parte do Imposto de Renda 2024: o Crescer, voltado para crianças e adolescentes, e o Proteger, que tem como foco o atendimento a idosos. O objetivo destes projetos é adequar estruturas internas da organização e capacitar funcionários com cursos e formações para ampliar o atendimento prestado para pessoas com múltiplas deficiências, que estavam em situação de risco, vulnerabilidade social ou abandono.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, este é o momento dos contadores incentivarem seus clientes à prática da destinação. No ano passado, o Paraná foi o terceiro estado do Brasil que mais destinou imposto a projetos sociais, pouco mais de R$ 33 milhões.

"A destinação do imposto de renda é uma prática importante que permite aos contribuintes direcionar parte do valor que seria pago ao governo para projetos e entidades sociais. Ao incentivar seus clientes a esta prática, o contador exerce um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e solidária, direcionando recursos para áreas de extrema importância, que podem ser fundamentais para o funcionamento de organizações não governamentais, projetos sociais e outros programas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade.", explica Carlin.

"Com a verba arrecadada neste ano, vamos adaptar e planejar os espaços que vão ampliar a qualidade de vida dos nossos Assistidos, serão residências exclusivas para demandas específicas da idade”, explica Priscila Guimarães, gerente de Desenvolvimento Institucional da organização.

Os projetos do Pequeno Cotolengo estão aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), fundos em que pessoas físicas, que fazem a declaração no modelo completo, podem contribuir com até 6% do Imposto de Renda devido ou a restituir.

Saiba como doar

Se é um contador quem faz a sua declaração do Imposto de Renda (IR), basta informá-lo sobre o seu interesse em ajudar o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Se é você mesmo que faz a declaração do IR, basta seguir o passo a passo:

Passo 1: Entre no programa da Receita Federal e preencha toda a sua declaração;

Passo 2: Vá até o campo “Fichas da Declaração”, e clique na opção “Doações diretamente na declaração”;

Passo 3: Selecione a aba “Criança e Adolescente” ou “Idoso” e depois clique em “Novo”. O programa da Receita Federal fará o cálculo do valor que será possível destinar. Você pode destinar nas duas abas;

Passo 4: Selecione o fundo “Municipal”, em UF localize “PR - Paraná” e busque o Município “Curitiba”. Então digite, no campo “Valor”, o valor que é possível destinar;

Passo 5: Depois clique em “OK”. Se você tiver imposto de renda a pagar, o valor doado será deduzido da quantia total a pagar. Se você tiver imposto de renda a restituir, o valor doado será adicionado à sua próxima restituição;

Passo 6: Agora basta imprimir e pagar o Documento de Arrecadação das Receitas Federais (DARF), que estará disponível no campo “Imprimir”;

Passo 7: Para que o Pequeno Cotolengo possa receber a sua destinação, é preciso que você envie um e-mail para doe@pequenocotolengo.org.br, com a DARF, o seu comprovante de pagamento, nome completo, CPF e telefone.

Conheça o Pequeno Cotolengo

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), eleita como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. Realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares gratuitos anualmente, destacando-se como a maior unidade hospitalar do Paraná para cuidados paliativos, reabilitação ou readequação. Além disso, oferece 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas para usuários do SUS de Curitiba, algumas disponíveis para o público externo no ambulatório, como fisioterapia e equoterapia, e atendimentos exclusivos para pessoas com espectro autista.

Para ajudar o Pequeno Cotolengo e outras instituições, não deixe de destinar parte do seu Imposto de Renda 2024!

Fonte: CRCPR, com informações do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.