IPRADE busca apoio do CRCPR para o V Congresso Brasileiro do Direto Eleitoral

Na manhã do dia 8 de março, terça-feira, o presidente e o diretor superintendente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRCPR, Marcos Rigoni e Gerson Luiz Borges de Macedo, receberam a visita do presidente e da secretária geral do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral – IPRADE, Gustavo Bonini Guedes e Carla Karpstein, acompanhados pelo contador Fernando Silva Mottin, que vieram ao conselho para apresentar a instituição e falar sobre o V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

A partir da esquerda, representando o IPRADE, Fernando Silva Mottin (contador), Carla Karpstein (secretária geral) e Gustavo Bonini Guedes (presidente), e representando o CRCPR, Gerson Luiz Borges de Macedo (diretor superintendente) e Marcos Rigoni (presidente).

O IPRADE, fundado em 6 março de 2008 por um grupo de advogados que atuavam junto à Justiça Eleitoral e de professores que trabalhavam com o Direito Eleitoral e áreas correlatas, foi criado para fomentar o estudo aprofundado dessa área do Direito, promover eventos científicos e atuar na consolidação das instituições do exercício da democracia.

"Realizaremos em Curitiba, de 6 a 8 de abril, o V Congresso Brasileiro do Direto Eleitoral, que contará com a presença de grandes nomes da área jurídica, incluindo ministros, juristas, doutrinadores e advogados", informou Guedes. O evento acontecerá no Grande Auditório do Teatro Positivo, com capacidade para 2.300 pessoas. Além das palestras que acontecerão no palco principal, na edição deste ano haverá outros cinco eventos paralelos, para públicos diversos, abordando a questão do marketing eleitoral, contabilidade de campanha, improbidade administrativa, além de cursos rápidos, com duração de três horas, tratando de temas específicos do direito eleitoral.

"Nossa intenção é que um desses cursos seja ministrado por um contador, que possa conferir uma visão mais prática e aprofundada sobre a questão da contabilidade prestação de contas de campanha, e gostaríamos de firmar uma parceria com o CRCPR para a organização deste curso", disse Karpstein.

O presidente do CRCPR manifestou satisfação pelo fato de a instituição ter sido convidada a dar sua contribuição para o sucesso do evento, em se tratando de um tema de tamanha importância para o país, especialmente em um momento como este, em que a sociedade vem questionando veementemente a estrutura do processo eleitoral, especialmente no que diz respeito ao financiamento de campanhas e à prestação de contas dos políticos.

"Estudaremos com cuidado o convite e empenharemos nossos melhores esforços para que possamos levar uma contribuição valiosa da classe contábil para este debate tão importante para o processo democrático em nosso país", finalizou.

Para mais informações sobre o V Congresso Brasileiro do Direto Eleitoral, clique aqui.