Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O International Ethics Standards Board for Accountants® (Iesba) publicou, no dia 29 de janeiro,  Minutas de Orientação (exposure drafts - ED, na sigla em inglês) de dois conjuntos iniciais de padrões globais sobre mudanças no Código de Ética que se referem a Padrões Éticos para Endosso de Sustentabilidade e ao Uso de Especialistas Independentes e como identificar sua competência para avaliar e endossar o julgamento desses terceiros relativo ao a questões de sustentabilidade (tradução livre).

O material, colocado à disposição pelo Iesba para consulta pública, contém a ED sobre as “Normas Internacionais de Ética para o Asseguração da Sustentabilidade”, que incluem revisões ao código existente, relacionado com os relatórios de sustentabilidade; e a ED intitulada “Utilizando o trabalho de um Especialista Externo”.

Essas normas de ética propostas (incluída a independência) são especialmente relevantes num contexto em que a informação sobre sustentabilidade é cada vez mais importante para os mercados de capitais, consumidores, corporações e os seus empregados, governos e a sociedade em geral, bem com em situações nas quais novos provedores fora da profissão contábil desempenham um papel de destaque na asseguração da sustentabilidade.

O Iesba convida a todos a participar dessa discussão, enviando comentários para o ED “Utilizando o trabalho de um Especialista Externo”, até o dia 30 de abril de 2024. Já o prazo para o ED "Normas Internacionais de Ética para a Asseguração da Sustentabilidade” encerra-se no dia 10 de maio de 2024.

Além disso, a entidade organizará uma série de seminários, via web, nos quais os membros do board e sua equipe explicarão as principais propostas contidas nos EDs. As informações mais detalhadas sobre esses seminários serão divulgadas posteriormente.

Para mais informações, clique aqui.




Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.