O International Accounting Standards Board (Iasb) publicou, no dia 5 de julho, a Revisão Pós-Implementação (PIR) dos requisitos de imparidade na IFRS 9 – Instrumentos Financeiros: Impairment. O objetivo da inciativa foi avaliar se os efeitos da aplicação dos requisitos de imparidade atendem ao pretendido pelo Iasb.
A confirmação do alcance desse objetivo foi obtida durante a realização do PIR, quando o feedback e a investigação realizados no processo mostraram que a IFRS 9 fornece informações úteis aos usuários de instrumentos financeiros, especificamente, no que diz respeito à condução a um reconhecimento mais atempado das perdas de crédito; fornecimento de informações úteis aos investidores sobre as perdas de crédito esperadas, embora tenham sido sugeridas melhorias específicas nas divulgações do risco de crédito; e na aplicação de forma consistente, com algumas áreas que requerem maior esclarecimento e orientação.
Em resposta ao feedback, o Iasb irá explorar se os requisitos para modificação (não reconhecimento e anulação de instrumentos financeiros) e os efeitos consequentes no reconhecimento de perdas de crédito esperadas, podem ser esclarecidos como parte do projeto sobre Mensuração do Custo Amortizado.
Além disso, o Iasb adicionou um novo projeto ao seu pipeline para investigar melhorias específicas nos requisitos de divulgação de risco de crédito na IFRS 7 – Instrumentos Financeiros: Evidenciação.
Acesse a Revisão Pós-Implementação dos Instrumentos Financeiros da IFRS 9 – Resumo do Projeto de Impairment e demonstrativo de Feedback aqui.
Fonte: CFC.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.