O Conselho Internacional de Normas de Auditoria e Asseguração (Iaasb, na sigla em inglês), divulgou, na última quinta-feira (12), alterações feitas no Código de Ética do Iesba (Conselho de Normas Éticas Internacionais para Contadores) e que impactarão as normas ISA 700 - Formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis; e a ISA 260 – Comunicação com os responsáveis pela governança, equivalentes às Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TA 700 e NBC TA 260 (R2), respectivamente.

O objetivo das alterações é reforçar a transparência e fornecer aos auditores um mecanismo claro para implementar mudanças no Código de Ética para Contadores do Iesba.

O Código exige que as empresas divulguem publicamente quando tiverem aplicado os requisitos de independência para entidades de interesse público em uma auditoria das demonstrações contábeis de uma entidade.

As alterações do Iaasb proporcionam um quadro claro e prático para a implementação do novo requisito, por meio de uma comunicação adequada no relatório e com os responsáveis pela governança.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) irá elaborar, nos próximos meses, um documento de revisão NBC que contemplará as alterações vigentes a partir de 2025, seguindo o cronograma da Ifac.

Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.