Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

International Auditing and Assurance Standards Board  (Iaasb, na sigla em inglês) emitiu uma norma moldada para atender às necessidades específicas de auditoria de empresas e de organizações menos complexas. Intitulada Norma Internacional de Auditoria para Entidades Menos Complexas, a ISA for LCE, como é conhecida em inglês, foi formatada para ser um novo padrão global de auditoria independente.

Construída com base nas Normas Internacionais de Auditoria (ISA), mundialmente respeitadas e amplamente adotadas, a ISA for LCE visa aumentar a confiança nos relatórios financeiros, promover a consistência global na aplicação de normas de auditoria a entidades menos complexas e, desse modo, reduzir o risco de divergência jurisdicional. A importância da nova norma reside na sua abordagem proporcional e personalizada às necessidades únicas de auditoria dessas entidades menores.

A ISA for LCE enfatiza que a natureza do negócio determina a sua aplicabilidade. Se as atividades empresariais, as estruturas organizacionais, as funções financeiras, a tecnologia e a estrutura contábil forem menos complexas, a norma poderá ser usada. Ademais, reconhece as necessidades distintas dos auditores que atuam em pequenas empresas, oferecendo orientação na forma de material explicativo essencial adaptado às suas necessidades.

A nova norma deverá entrar em vigor para auditorias de demonstrações contábeis de entidades menos complexas a partir de 15 de dezembro de 2025, sendo permitida a adoção antecipada. No entanto, antes que a norma possa ser aplicada, cada jurisdição deve decidir se a adotará. À medida que as jurisdições consideram a sua adoção, a profissão contábil global antecipa ansiosamente o impacto positivo das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros para Entidades de Pequeno e Médio Porte (IFRS para PMEs) sobre as auditorias de empresas menores e menos complexas em todo o mundo.

Espera-se que a adoção da ISA for LCE eleve a qualidade das auditorias de entidades menos complexas. Isso se alinha com o objetivo mais amplo do Iaasb de incutir confiança nos mercados financeiros e entre os investidores, refletindo o impacto das IFRS para Pequenas e Médias Empresas (IFRS para PMEs).

Para mais informações, clique aqui.





Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.